sábado, 19 de março de 2011

Unidade móvel contra a diabetes percorre o concelho de Amares

Uma unidade móvel de prevenção da diabetes vai percorrer o concelho de Amares. Uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde que irá ser estendida a outros concelhos limítrofes como Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho. A câmara e a Santa Casa já assinaram um acordo de parceria que irá permitir implementar um programa de intervenção comunitária de prevenção da diabetes, sensibilizando para os factores de risco.
Um modelo de intervenção assente na prevenção, um diagnóstico precoce de pessoas com Diabetes, a realização de campanhas de informação dirigidas à população em geral e a assumpção de uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometam o equilíbrio do organismo estão também entre os objectivos.

“É preciso encorajar os cidadãos a serem responsáveis pela sua própria saúde” dizem os responsáveis que irão, por isso, aplicar um questionário onde pretendem conhecer a história pessoal e familiar das pessoas, com o objectivo de identificar grupos de risco acrescido de desenvolvimento das Diabetes. Os rastreios serão uma das faces mais visíveis deste projecto.
No acordo assinado é estipulado que serão as pessoas com diabetes, com e sem complicações da doença e em risco acrescido de desenvolvimento de Diabetes os principais destinatários.
No final, a Santa Casa pretende ter um diagnóstico a cerca de 50% da população abrangida pela área de intervenção; divulgar os factores de risco e boas práticas para evitar a diabetes a 100% da população escolar dos cinco concelhos; incrementar a prática do exercício físico e comportamentos saudáveis, através da realização de uma caminhada anual contra a doença, abrangendo cerca de 1000 participantes.
A câmara de Amares, no âmbito do acordo assinado, fica encarregue de apoiar na organização e divulgação da caminhada e da divulgação do projecto junto dos responsáveis locais. O acordo tem um limite temporal de três anos.
Fonte: maisactual.pt, em 19-03-2011

Sem comentários: