quinta-feira, 17 de março de 2011

Valdosende acolheu sessão descentralizada da Assembleia Municipal de Terras de Bouro

A primeira sessão ordinária de 2011 da Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou-se no salão da Junta de Freguesia de Valdosende, no âmbito de uma estratégia de descentralização das sessões plenárias, presididas pelo deputado socialista Ricardo Gonçalves.
Na abertura da sessão, o presidente da Assembleia Municipal começou por aludir e enaltecer o “esforço do poder local por conceder mais dignidade aos seus espaços públicos”, dos quais considera o Centro de Solidariedade de Valdosende, “sem dúvida, um bom exemplo”, bem como a Associação de Paradela de Valdosende, agora convertida em IPSS.
Nesta reunião ficou bem patente o descontentamento dos dirigentes terrabourenses, dos diferentes quadrantes políticos, face às normas constantes do novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês, tal como deu conta o Terras do Homem na sua última edição.
Na sessão foram apresentadas duas moções, uma do CDS-PP e outra do PSD, que acabariam aprovadas posteriormente. Os deputados municipais votaram unanimemente a moção apresentada pelo CDS-PP, enquanto se verificaram 17 votos a favor, 13 contra e duas abstenções na votação da moção apresentada pelo PSD – e que expressava críticas à alegada falta de intervenção nesta matéria por parte do presidente da Assembleia Municipal, enquanto deputado na Assembleia da República pelo PS.

Foram vários os assuntos abordados ao longo da sessão, entre os quais foi analisada a importância económica e social do projecto ‘Aponte para o Gerês’, bem como a atribuição de subsídios às festas concelhias, o arranque das obras de água e saneamento, a construção de um açude no Rio Homem, a toponímia na Vila do Gerês e, ainda, a relação do município com a Escola Profissional Amar Terra Verde, entre outros. Destaque-se, ainda, a apresentação provisória da primeira versão alusiva à revisão do PDM.
Já na Ordem de Trabalhos, nota de destaque para a apresentação e aprovação de uma proposta de alteração de estatutos para transformação da Grande Área Metropolitana do Minho em Associação de Municípios de Fins Específicos, bem como a aprovação de uma outra proposta de desafectação de parcela de terreno de domínio público para a construção do futuro parque de estacionamento do ‘Intermarché’, com abertura prevista para Junho), assim como a subscrição de um Manifesto sobre Educação.
Fonte: Terras do Homem, em 17-03-2011

Sem comentários: