terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia Nacional dos Moinhos celebrado com visitas gratuitas

O Município de Terras de Bouro irá associar-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, a 7 de Abril, promovendo, para o efeito, visitas (de forma grátis) ao Centro Interpretativo dos Moinhos de Santa Isabel do Monte/ Escola do Monte (9:00h-12:30h/14:00h-17:30h) e no fim-de-semana de 9 e 10 de Abril, no mesmo espaço e horário.De igual forma e também no fim-de-semana, mas com marcação prévia (CMTBR – Divisão Cultural - 253 350 010, até às 12.30 de sexta-feira, dia 8 de Abril) poderão ser realizadas visitas aos moinhos existentes na freguesia de Santa Isabel do Monte, calcorreando para o efeito o Trilho dos Moinhos, percurso criado, precisamente, na sequência da recuperação daquelas estruturas tradicionais.
A Escola do Monte / Centro Interpretativo dos Moinhos de Sta. Isabel do Monte, outrora uma escola primária, típica da 1.ª República, agora transformada em Centro Interpretativo, é um espaço lúdico-pedagógico que patenteia uma exposição temática dos moinhos-de-água e que surte um efeito dinâmico na região pelo perfil inovador e criativo. É um pólo de atracção turística que, juntamente, com as infra-estruturas envolventes (casas de turismo em espaço rural) e a paisagem rural bem conservada e original desta aldeia de montanha, incentivam os visitantes/turistas a descobrir os seus encantos. Mais que isso, proporciona um espaço de encontro com as vivências da comunidade local, através de exposições que propõe ensinar a reconhecer a destreza do saber-fazer e a utilidade e o valor da arquitectura rural.
A partir deste Centro pode percorrer o trilho pedestre dos Moinhos de Sta. Isabel (PR12) e descobrir um conjunto de 29 moinhos, recentemente recuperados na sua traça original, que testemunham a economia tradicional e são um marco na região. Além da importância de fomentar uma nova rentabilidade, de cariz etnográfico, ambiental e turística, este património tradicional, convertido em museus ao ar-livre e num contexto natural, revela histórias vivas de tempos passados.
O Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala em todo o território nacional, pretende realçar o valor patrimonial dos moinhos tradicionais como elementos integrantes da paisagem, potenciadores de projectos de carácter educativo, de promoção turística e do património cultural.
Fonte: Câmara Municipal, em 5-04-2010

Sem comentários: