quinta-feira, 14 de abril de 2011

João Lobo e Ricardo Gonçalves na eleição para o Parlamento

O Vale do Homem poderá vir a reforçar o contingente de representantes na Assembleia da República. Socialistas e socialdemocratas deverão indicar em lugares elegíveis nomes da região. Pelo PSD vai avançar o presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, João Lobo, que poderá ainda ter a companhia da actual deputada Teresa Fernandes. Pelo PS deverá manter-se o actual líder da Assembleia de Terras de Bouro, Ricardo Gonçalves. No CDS, CDU e Bloco de Esquerda, os representantes destes concelhos devem manter-se fora das possibilidades de eleição pelo círculo eleitoral de Braga.
As listas ainda não estão definidas, mas há já decisões tomadas que indiciam uma tendência para a renovação da aposta nas listas candidatas nas legislativas de 2009. O CDS-PP vai apresentar o mesmo cabeça-de-lista, Telmo Correia. Os comunistas apostam em Agostinho Lopes e o BE deverá manter Pedro Soares. No PSD, o bracarense e líder da bancada parlamentar Miguel Macedo vai liderar a lista, depois de em 2009 ter sido o segundo, atrás do antigo ministro e comissário europeu João de Deus Pinheiro.
Pelo PS, mantém-se a aposta em António José Seguro, numa lista onde Ricardo Gonçalves deverá repetir o oitavo lugar, surgindo como indicação das concelhias menos representativas do distrito, como é o caso de Terras de Bouro, Amares e Vila Verde.
Ricardo Gonçalves tem assumido posições críticas em relação à governação de José Sócrates, tendo mesmo lamentado o rumo do último congresso do partido, reconhecendo que não se falou do País, nem de propostas de acção para alterar o estado caótico da economia do Estado. Apesar disso, mantém-se no apoio ao líder socialista.
Entre os socialdemocratas, a grande novidade poderá mesmo ser a integração de João Lobo em lugar elegível, a par da inclusão de uma mulher fafense, Clara Marques Mendes, irmã do ex-líder nacional Marques Mendes. Isso poderá criar dificuldades acrescidas para a manutenção do sexto lugar da advogada terrabourense Teresa Fernandes, concorre por um dos três lugares a que as mulheres têm direito até ao nono lugar da lista. Presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde há quase 14 anos, João Lobo surge como a indicação da concelhia de Vila Verde, que apontou ainda os nomes do vice-presidente da Câmara, Rui Silva, e da professora Martinha Soares para a lista.
Fonte: Terras do Homem, em 14-04-2011

Sem comentários: