segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prosepe: XI Encontro Distrital dos Clubes da Floresta realizou-se em Celorico de Basto

O Agrupamento de Terras de Bouro também participou no XI Encontro Distrital dos Clubes da Floresta que se realizou no dia 27 de Maio, em Celorico de Basto.
Realizou-se, em Celorico de Basto, em 27 de Maio, o XI Encontro Distrital dos Clubes da Floresta, «Na Rota das Camélias» e apesar de ter sido o melhor de sempre a imprensa local, regional e nacional esteve ausente. Ficamos com a sensação de que há pouca atenção para quem trabalha voluntariamente, semana após semana, na formação dos jovens e na valorização de um projecto estruturante para uma melhor cidadania, ambiente e floresta.
Este ano a nossa aposta foi dar a conhecer aos Professores e Alunos do Projecto o município periférico de Celorico de Basto e estamos a celebrar o Ano Internacional da Floresta.
Numa das visitas ao trilho junto ao rio Tâmega lobrigamos numa remansa margem, sobre um raizão, uma solitária e silenciosa “Garça-Peixeira” que nos poderia querer dizer que o mais importante é seguirmos o caminho do sonho e da generosidade, porque ao longo dele passará um pouco de nós para o coração dos jovens.
O XI Encontro Distrital dos Dendroclubes ou Clubes da Floresta das Escolas teve como convidado de honra o ilustre Professor Marcelo Rebelo de Sousa, para quem teve a felicidade de o conhecer pessoalmente, é simples e afável que se sente dentro da melhor água do convívio com Professores e Alunos.
Mas, o XI Encontro Distrital foi uma organização da Coordenação Distrital de Braga dos Clubes da Floresta/PROSEPE com o Município de Celorico de Basto.
Estiveram ainda na organização os Agrupamentos de Escolas de Palmeira, Francisco Sanches, Celorico de Basto e Gualtar e a Escola Profissional de Fermil de Basto.
Apoiaram este Encontro a Secretaria de Estado das Florestas/IFAP, o Governo Civil de Braga, os Municípios de Amares. Barcelos, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Verde e Montalegre.
Colaboraram, impecavelmente, como sempre, a GNR e os GIPS e a presença dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto deu-nos mais segurança. Os “seguranças” do Gabinete de Segurança do Ministério da Educação são elementos imprescindíveis nesta actividade.
Assim, apesar dos imensos riscos que comportam muitas centenas de crianças juntas, em XI Encontros nunca tivemos um joelho ferido ou qualquer incidente, o que é um dos nossos orgulhos organizativos.A maioria do apoio logístico (preparação, garrafas de águas, almoços para a organização e os prémios) do XI Encontro Distrital foi recebido do Município de Celorico de Basto envolvendo quase todos os sectores municipais com destaque para o Gabinete Técnico Florestal.
Dos 34 Clubes da Floresta inscritos três desistiram à última da hora por os seus municípios lhes não terem cedido o transporte. Mesmo assim, estiveram envolvidos 50 Grupos ou Equipas de 31 Dendroclubes, mais duas Escolas (sem Clubes da Floresta) e o Externato Senhora das Graças de Real, somando mais de 1.300 Alunos e 130 Professores e uma organização de cerca de 100 elementos (GNR 30, Bombeiros 8, Professores 8, Alunos de um curso profissional 30, Gabinete de Segurança do ME 6 e funcionários municipais 20).
Estiveram envolvidos mais de 30 autocarros (grandes e médios) com o Largo do Mercado e a Zona Ribeirinha do rio Freixieiro vedados ao trânsito.
As provas classificativas em trilhos de rara beleza, na área do rio Tâmega, até à vila de Celorico, foram precedidas da entrega de documentação a partir das 09H00. Os Alunos do pré-escolar e deficientes (com actividades de sonho na Biblioteca Marcelo Rebelo de Sousa) fizeram o «Trilho da Zona Ribeirinha»; o «Trilho do Freixieiro» foi feito pelo 1.º ciclo; para o 2.º ciclo foi o «Trilho Quinta d’Agra» e o 3.º ciclo e secundário coube-lhes o «Trilho de Remoinhos». No percurso os Alunos tiiveram uma aula viva e responderam a um questionário, com perguntas sobre a cidadania, ambiente, floresta e cultura local. Ao terminarem esta actividade havia jogos populares e a visita às Exposições dos Encontros de Basto e à Feira do Livro.Seguiu-se o almoço pic-nic na Zona Verde e pelas 13H30, a Escola de Bombos do Externato Senhora das Graças, com uma arruada de fazer tremer os montes envolventes, abriu as actividades em Palco, sob a talentosa direcção do Prof. José Hermínio Machado, com teatrinhos, canções e coreografias ambientais e florestais da responsabilidade dos Clubes da Floresta.
As entidades presentes subiram ao Palco para a sessão de encerramento com distribuição de prémios de participação e prémios aos vencedores dos trilhos.
Usaram da palavra o Presidente do Município de Celorico de Basto, Joaquim Mota da Silva, com uma intervenção empática, fazendo vibrar Alunos e Professores, agradecendo o terem participado na actividade e com palavras de incentivo. O Prof. José Machado leu uma mensagem do Prof. Luciano Lourenço, Coordenador Nacional do PROSEPE e impossibilitado, profissionalmente, de estar presente.O ponto alto do Encerramento desta actividade foi a intervenção do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, com palavras de incentivo para darem o melhor pelo Ambiente, pela Floresta e a serem bons cidadãos, agradecendo aos Professores o trabalho generoso e voluntário com os Alunos e ao Município por ter recebido tão grandioso e generoso evento. Emocionado e feliz o Prof. Marcelo terminou a calorosa e vibrante intervenção pedindo a todos para cantarem o Hino Nacional.
Foi uma loucura a simplicidade e empatia do Prof. Marcelo, durante uma hora, sempre rodeado de Alunos e Professores quase sem tempo para respirar com perguntas, fotografias no meio dos Clubes da Floresta e autógrafos. Esperamos ter conquistado o ilustre Professor e comentador para a nossa causa pública voluntária da FLORESTA.
Vamos já pensar no XII Encontro em Maio de 2012 e será onde nos quiserem e souberem receber.
Fonte: NetBila, em 30-05-2011

Sem comentários: