domingo, 22 de maio de 2011

«Tomatina» à moda de Braga

Ainda faltavam dez minutos para a hora combinada, mas todos aqueles que encheram, ontem à tarde, a Alameda Cardeal António Ribeiro não resistiram esperar mais e às 15.50 horas já não faltavam tomates pelo ar. A primeira ‘Tomatina’ realizada em Portugal foi apenas o ‘pontapé de saída’ de um evento que promete ‘120 dias em festa’ na nova ‘Vila’, já a partir de 3 de Junho.
A ideia de trazer a ‘Tomatina’, iniciativa típica de Buñol, perto de Valência, em Espanha, para Braga é uma das muitas inseridas no Projecto Vila. “Trata-se de um projecto multicultural e o objectivo é trazer a este espaço a cultura de todo o mundo”, explicou Hélder Gonçalves, um dos responsáveis do projecto, enquanto a alameda era invadida por jovens e menos jovens, vestidos a rigor. E para preparar a ‘Tomatina’, uma espécie de pré-evento da abertura dos ‘120 dias em festa’, a organização trabalhou “noite e dia, mas valeu a pena”, confessou Hélder Gonçalves.
O objectivo do Projecto Vila é “ser um espaço de frequências amigável por parte das famílias, onde possam conviver diferentes gerações simultaneamente e de forma agradável. Em seguida, dar aos visitantes uma grande variedade do que é a cultura musical, tradicional e gastronómica e, por último, trazer à cidade costumes culturais de outros países, de forma a que a população possa ter a aldeia global numa só́ praça, conhecendo e experimentando o que são os costumes e vivências de outros lugares”, explicou. Vão ser ‘120 dias em festa’, a começar já no próximo dia 3 de Junho, prometendo “o Verão culturalmente mais rico da cidade até à data”, por isso, a organização já submeteu o projecto para aprovação ao Guiness Book. “Queremos trazer outras culturas à́ cidade com a reprodução de grandes eventos multiculturais como a tradição germânica Oktoberfest e a célebre ‘Tomatina’ de Buñol”. Mas a Vila está, ainda, “aberta a todo o tipo de iniciativas como exposições, debates, cinema, animação de rua e todo o tipo de eventos performativos”. Tendo previstos, também, projectos temáticos tão variados como a Semana São João, Semana Beach Party, Semana Hollywood, Pin-UpWeek, Semana do Imigrante, ou festivais como WorldMusicBraga Festival e VoiláParis.
A Vila é uma praça multiusos envolvida por sete valências (restaurante-grill, gelataria esplanada, jardim de petiscos tradicionais e bar, adega típica, cervejaria, um espaço coberto multiusos e um bar irlandês).
A 3 de Junho a Vila fará a abertura, apresentando ao público o que esperam “ser um dos mais fortes, consistentes e belos projectos”. No segundo dia a Vila fará um rendez-vous ao festival Fartho - Festival Arte Hoje. De seguida, 10 e 11 de Junho, será́ a recepção nacional aos estudantes de Erasmus. Na terceira semana, de 13 a 19 de Junho, será recriada, então, a tradição germânica da Oktoberfest. Nas semanas seguintes serão realizados eventos dedicados às mais variadas temáticas.
Mas até Outubro não faltam iniciativas para todos os gostos e idades.
Fonte: Correio do Minho, em 22-05-2011

Sem comentários: