sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hábitos de outros tempos

O Jantar Quinhentista, animado pelos cuspidores de fogo e pelo malabarista, ao som da música da época, foi um dos pontos altos da representação do Foral Quinhentista, concedido por D. Manuel I a Terras de Bouro, realizada no passado fim-de-semana, na Vila de Moimenta.
Fruto de um trabalho de parceria entre o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e a Câmara Municipal, foi possível recuar no tempo até 20 de Outubro de 1514, altura em que o Rei D. Manuel I concedia a carta foral a Terras de Bouro.
Durante dois dias, a animação de rua animação de rua, o teatro, o cortejo histórico, a música e as danças palacianas da corte, o torneio de armas, os bombos ou os jogos populares, fizeram as delícias dos visitantes que acorreram à Vila para assistir à recriação desse momento histórico.
Não faltaram também as vendas de doces, ervas aromáticas medicinais, produtos agrícolas, a exposição de artesanato local e da Foral de Terras de Bouro.
Recorde-se que ‘Foral’ é um documento emanado do monarca, pelo qual se constituía o concelho, se regulava a sua administração e se indicavam os seus limites e privilégios a pessoas ou instituições.
Fonte: Terras do Homem, em 24-06-2011

Sem comentários: