sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oftalmologia quadruplicou cirurgias

O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga quadruplicou o número de cirurgias e triplicou o número de consultas, entre Janeiro e Dezembro do ano passado, reduzindo para 58 dias o tempo de espera da primeira consulta. Os números obtidos permitem estimar que, até ao fim do ano em curso, sejam ultrapassadas as 4500 intervenções cirúrgicas oftalmológicas neste hospital.
Assegurando os melhores indicadores nacionais de tempo de espera para consulta, com uma média de 58 dias — sendo este tempo de espera de mais de 200 dias, no início de 2010—, o Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga tem vindo a revelar, igualmente, um desempenho acima da média na concretização de intervenções cirúrgicas, que passaram de 59 em Janeiro de 2010, para 432 no mês de Dezembro do mesmo ano. Enquanto no primeiro semestre o número de cirurgias efectuadas foi 520, esse número subiu para 2106 no segundo semestre (acima de quatro vezes mais), totalizando as 2626. No capítulo das primeiras consultas, foram atendidos 1429 utentes no primeiro semestre e 5076 no segundo (acima de três vezes mais).
Dirigido desde o início do segundo semestre de 2010 por Fernando Vaz, o Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga registou, apenas num ano, um desempenho invulgar que passa, também, pela execução de novas abordagens cirúrgicas, até aqui inexistentes nesta unidade hospitalar: Vitrectomias por Descolamento de Retina e Implante de anéis Intraestromais no Queratocone.
Este alargamento do âmbito cirúrgico permite que os utentes até aqui encaminhados para hospitais do Porto passem a ser assistidos e acompanhados de forma mais próxima, com evidente benefício da sua qualidade de vida.
Fonte: Correio do Minho, em 17-06-2011

Sem comentários: