domingo, 26 de junho de 2011

Valdozende mais solidária

O Centro de Solidariedade Social de Valdozende, em Terras de Bouro, inaugurou ontem a valência de lar de idosos, com capacidade para 15 utentes.
Esta IPSS da Igreja Evangélica e Metodista, reforça o leque de respostas sociais que começaram com a creche e jardim-de-infância, desde 2010, e se alargaram ao Serviço de Apoio Domiciliário.
O trabalho solidário começou em 1985 quando a Segurança Social começou a comparticipar das suas actividades que começaram num imóvel junto à igreja Metodista, apoiando 33 crianças.
No novo imóvel, base do apoio domiciliário para 25 utentes, funciona agora um moderno Lar de Idosos comparticipado por diversas instituições, como ATAHCA (114 mil euros), Câmara Municipal de Terras de Bouro (25 mil), Igreja Evangélica (mais de 35 mil).
Apesar destas ajudas e dos capitais próprios da Fundação Arca de Noé (200 mil euros), falta pagar ainda metade do investimento de 1,2 milhões de euros.Solidariedade local é exemplo para o mundo
Na sessão inaugural de ontem estiveram representantes da Igreja Evangélica Metodista (David Rock e Ullas Tanker) bem como o bispo da Igreja em Portugal, José Teixeira, para alem do presidente do Município, a representante da Segurança Social, entre outros.
Na breve sessão solene, o pastor Emanuel Dinis sentiu-se “admirado com a ajuda de Deus e orgulhoso da ajuda recebida” para que esta obra fosse realidade”.
O pastor daquela comunidade do lugar do Assento, em Valdozende, não poupou agradecimentos às entidades que ajudaram com dinheiro e boa vontade, destacando uma empresa Nova Frio que forneceu todo o equipamento sem garantia de pagamento.
Daí que seja “um profundo sentimento de gratidão e alegria porque Deus deu-nos a graça de o servirmos, servindo o nosso próximo, sem distinção”.
Aqui houve sonho e Deus quis
Pegando nas palavras dos bispos metodistas presentes, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro disse que a frase pessoa “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce” nunca teve tanta propriedade como aqui, pois houve a mão de Deus para que este sonho das pessoas fosse realidade”.
Joaquim Cracel manifestou o “apreço da autarquia pelo trabalho feito pelo Centro de Solidariedade Social de Valdozende que é uma referência em Terras de Bouro” tendo pena da autarquia “só poder dar o que pode e não o que devia”.
Aliás, foram estas características que justificaram a presença especial de Maria do Carmo, Directora da Segurança Social de Braga, dado que está em regime de gesta corrente.
Antes de uma prolongada visita às instalações exemplares, para os idosos, com todos os serviços e conforto, foi descerrada uma lápide evocativa deste dia que culminou com um lanche para todos os convidados.
Fonte: Correio do Minho, em 26-06-2011

Sem comentários: