quinta-feira, 21 de julho de 2011

Belezas de Abadia e S. Bento saltam à vista em passeio do Automóvel Club de Portugal

Deverá passar pela aldeia religiosa de Abadia, em Bouro Santa Maria, e pelo Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, o passeio ‘Off Road ACP a Santiago de Compostela’, que ligará Trancoso à cidade espanhola de Santiago. Ao todo, meia centena de veículos todo-o-terreno irá percorrer vários dos caminhos usados outrora pelos peregrinos, os quais serão agora trilhados pelos sócios do Automóvel Club de Portugal que irão participar no ‘IX Off Road ACP’.
A lotação máxima para este evento, previsto para Setembro, rapidamente foi atingida pelo que, por via disso, “está já marcada para 2012 uma nova jornada em tudo idêntica”, que servirá também para assinalar os dez anos deste passeio TT.
Durante cinco dias, a caravana deste evento rumará a Norte, a partir de Trancoso, à descoberta das mais ricas e variadas características de todo um percurso ibérico, sejam elas paisagísticas, gastronómicas, culturais ou religiosas.O ‘IX Off Road ACP’, que este ano terá na Mercedes-Benz a marca que irá permitir, através do GLS, a viatura oficial, deverá ser para muitos participantes, a julgar pela convicção manifestada pelos responsáveis pela sua organização, uma “marcante evasão à rotina diária, com visitas a monumentos, igrejas, locais emblemáticos e aldeias que há séculos serviram de porto de abrigo dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela”.
Entre os locais a visitar por estes peregrinos muito especiais estarão o Castelo de Trancoso, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, ainda o mosteiro de São João de Tarouca, a Torre Medieval de Ucanha ou a queda de água ‘Fisgas do Ermelo’ (Mondim de Basto). Passará ainda a caravana do ‘IX Off Road ACP’ pela aldeia típica de Agra (Vieira do Minho), o Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Bouro Santa Maria), o Santuário de São Bento da Porta Aberta (Rio Caldo), o Mosteiro de Tibães (Braga) e a Igreja do Mosteiro de Oia (Espanha), locais que ao longo de séculos foram recebendo os peregrinos que por ali passaram a caminho de Santiago de Compostela.Agora, porém, e contrastando com os tempos idos, os peregrinos desta viagem ficarão alojados em referenciadas unidades hoteleiras de quatro estrelas, algumas delas com as delícias do SPA relaxante à sua disposição, que deverão acolher os viajantes com a melhor comodidade e conforto. E ao contrário de muitos peregrinos de outras épocas, ninguém deverá aqui partir a pão e água, isto porque a gastronomia rica e variada proporcionará o devido conforto ao estômago. O convívio entre sócios do ACP é outro grande argumento para esta expedição de 600 quilómetros que termina na catedral de Santiago de Compostela com a cerimónia do Botafumeiro.
Fonte: Terras do Homem, em 21-07-2011

Sem comentários: