sábado, 30 de julho de 2011

Bombeiros mantêm vigilância activa ao incêndio que deflagrou na freguesia de Chamoim

No concelho de Terras de Bouro, os bombeiros mantiveram ontem vigilância activa no incêndio que deflagrou, no dia anterior, na freguesia de Chamoim.
Semana complicada de incêndios
Mais de quatro dezenas de operacionais combateram ontem o incêndio que lavra na freguesia de Fervença, concelho de Celorico de Basto, desde a passada quarta-feira. De acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o incêndio na zona de Paradela teve um reacendimento às 13h43 de ontem e cerca de uma hora depois tinha três frentes activas. No combate às chamas estiveram 46 elementos, apoiados por 13 veículos, segundo a mesma fonte. O incêndio foi dado como dominado às 18H26, mas os meios mantiveram-se no combate às chamas. Durante o combate às chamas, um bombeiro foi retirado do local depois de ter sido picado por vespas.O incêndio de Paradela foi o que mais meios mobilizou, mas no concelho de Celorico de Basto, os bombeiros estiveram ainda a braços com ocorrências em Carvalho, Ourilhe e Canedo. Noutro ponto do distrito de Braga, mais de meia centena de operacionais combateram o incêndio que deflagrou, na madrugada de ontem, em Vieira do Minho. O incêndio, na zona de Vila Seca, chegou a mobilizar 59 combatentes apoiados por 19 veículos. Logo pela manhã, às 08h20, foi accionado o helibombardeiro pesado Kamov para ajudar no combate às chamas.
Mas este não foi o único incêndio no concelho de Vieira do Minho. Durante o dia de ontem, houve reacendimentos em Salamonde - na área onde lavrou um grande incêndio no início desta semana - e em Rossas, revelou fonte dos Bombeiros Voluntários locais. No concelho de Braga - que nos últimos dias foi afectado por vários incêndios - os bombeiros mantêm-se de vigilância na Morreira e em Pedralva. No monte do Picoto, às portas da cidade, registou-se ontem um reacendimento que obrigou a mobilizar meios de combate.
Recorde-se que este incêndio chegou a pôr casas em perigo no Bairro Nogueira da Silva, no início desta semana, obrigando a retirar alguns moradores. Os Bombeiros Voluntários de Braga foram para o local pouco depois do meio-dia e mantinham-se lá no final da tarde. Também no concelho de Esposende se registaram reacendimentos na freguesia de Belinho onde também ocorreu um incêndio de grandes dimensões, esta semana. No concelho de Terras de Bouro, os bombeiros mantiveram ontem vigilância activa no incêndio que deflagrou, no dia anterior, na freguesia de Chamoim. Na Póvoa de Lanhoso, registaram-se alguns pequenos incêndios.
Fonte: Correio do Minho, em 30-07-2011

Sem comentários: