sábado, 23 de julho de 2011

D. Maria Dolores, com 109 anos, é a pessoa mais idosa do distrito de Braga

Barcelos: D. Maria Dolores celebra 109 anos
D. Maria Dolores Ferreira, natural de Sequeade e residente em Encourados, Barcelos, completou, ontem 109 anos de vida. Os familiares mostram-se contentes com a longevidade da idosa e garantem que isso se deve aos “cuidados” que sempre teve consigo mesma.
É em casa do filho Clementino Lopes que vive, aos cuidados dos netos José Albino e Luísa e do carinho dos três bisnetos, mas há muita família que está próxima e que não deixa de a ir visitar de vez em quando.
Mãe de cinco filhos, D. Maria Dolores é avó de 23 netos, de mais de 30 bisnetos e de uma dezena de tetranetos.Há cerca de meio ano, viu o seu nome dado a uma das ruas da localidade, nas proximidades da casa onde viveu quase sempre.
“É um orgulho muito grande ter uma avó com tanta idade”, garantiu Isabel, uma das bisnetas com quem vive. Uma felicidade igualmente partilhada pelo resto da família.
“O segredo da longevidade é simples: ela sempre teve muitos cuidados consigo, por exemplo, nunca se expunha às correntes de ar, nem se sentava em escadas de pedra e quando tinha os pés molhados devido ao trabalho, tratava logo de mudar de meias”.
Apontamentos do neto Albino, que lhe herdou os olhos azuis, e ainda lhe conseguiu ‘arrancar’ o esboço de um sinal da cruz, o início de um ‘pai nosso’ e um “não sei”, quando questionada sobre a idade que tem.
Fonte: Correio do Minho, em 23-07-2011

Sem comentários: