quinta-feira, 7 de julho de 2011

Geresiana Eunice Maia expõe na Casa dos Crivos

Encontra-se patente, até dia 23 de Julho, na Casa dos Crivos, em Braga, a exposição 'Na senda dos sentidos', da autoria de Eunice Maia, pintora natural do Gerês. A exposição em questão está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 15h00 às 18h30.
A geresiana Eunice Maia desde cedo demonstrou o gosto pelo desenho. Até à pintura foram apenas alguns passos. Um gosto que falou mais alto e que a fez dedicar-se exclusivamente à arte.
Estudou em Braga e Lisboa, mas foi em Braga que teve as primeiras lições de pintura. Fixou-se, durante alguns anos, em Moçambique onde se dedicou ao desenho. Regressada a Lisboa, dedicou-se exclusivamente à pintura, em 1995, com a realização da primeira exposição em 1996. Desde essa data, realizou mais de 40 exposições individuais e 200 colectivas, em Espanha, França, Bélgica, Áustria, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos da América.
Autora de diversas capas de livros, Eunice Maia está referenciada em Anuários, Revistas de Arte e Directórios portugueses e estrangeiros. Vencedora de vários prémios e distinções, esta pintora geresiana tem os seus trabalhos em boas galerias e tem recebido as mais diversas críticas positivas. O seu percurso artístico divide-se em três vertentes: pintura figurativa, pintura mais telúrica e abstraccionismo, sendo a última a que lhe tem conferido mais sucesso.
Eunice Maia Pinta diariamente e as temáticas escolhidas dependem sempre do seu estado de espírito. O gosto pela natureza marca a sua obra, que apresenta um estilo original. Sempre determinada e persistente, esta artista vai conseguindo chegar cada vez mais longe, sem nunca esquecer a ligação à terra onde nasceu, o Gerês.
Em termos de formação, Eunice Maia tirou Cursos de Pintura e Desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes e o Curso de Desenho Gráfico da AR.CO. (Centro de Arte e Comunicação Visual). Actualmente, encontra-se a fazer o Mestrado em Arte Contemporânea, na Universidade Católica.
Entre as principais distinções alcançadas, destaca-se: a medalha de ouro nacional no 34º Salon-Concours Internacional, na Bélgica, em 2004; a menção honrosa no II Salão Internacional de Pequeno Formato, em Barcelona, em 2004; a medalha de prata internacional nos Salons UVA, em Paris, em 2004; a medalha de ouro internacional no 35º Salon-Concours Internacional, na Bélgica, em 2005, e a medalha de ouro nacional na Exposição Internacional de Paris, em 2005.
Terras do Homem, em 7-07-2011

Sem comentários: