quarta-feira, 20 de julho de 2011

IX Off Road ACP esgota inscrições

Com passagem pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta, este passeio todo o terreno vai levar os participantes desde Trancoso a Santiago de Compostela durante cinco dias.Está esgotado um dos mais extensos passeios de todo terreno turístico promovido pelo clube egitaniense “Escape Livre”. O IX Off Road ACP, organizado pelo Automóvel Club de Portugal em parceria com o Clube Escape Livre, é um passeio que leva cerca de 50 viaturas e 150 sócios do ACP até Santiago de Compostela, por fora de estrada. Durante cinco dias, a viagem conduz à descoberta das características de todo um percurso ibérico, sejam paisagísticas, gastronómicas, culturais ou religiosas.
Em conferência de imprensa que se realizou em Viseu, os responsáveis do Automóvel Clube de Portugal e do Clube Escape Livre confirmaram que “a adesão ultrapassou claramente as expectativas para o passeio que decorre de 30 de Setembro a 4 de Outubro”, o que levou a ponderar a realização de um segundo evento em 2012, face aos inúmeros pedidos dos sócios do ACP que não conseguiram vaga neste ano. “A qualidade do evento falou, uma vez mais, por si: o passeio de 2012 está também a ter tanta adesão que, a um ano e três meses de distância, apenas restam 12 vagas de pré-inscrição”, acrescentam os organizadores.
A aventura parte de Trancoso e percorre essencialmente zonas montanhosas a caminho do norte de Portugal e da vizinha Espanha, salpicadas de povoados e de elementos arquitectónicos e religiosos seculares.
“O IX Off Road ACP será, certamente, para muitos participantes, uma marcante evasão à rotina diária, com visitas a monumentos, igrejas, locais emblemáticos e aldeias que há séculos serviram de porto de abrigo dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela”, acreditam os membros do Escape Livre. Entre os locais a visitar estão o castelo de Trancoso, o Santuário de N.ª S.ª da Lapa (Sernancelhe), o mosteiro de S. João de Tarouca, a Torre Medieval de Ucanha, a queda de água “Fisgas do Ermelo” (Mondim de Basto), a aldeia típica de Agra (Vieira do Minho), o Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Amares), o Santuário de São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro), o Mosteiro de Tibães (Braga) e a Igreja do Mosteiro de Oia (Espanha).Contrastando com os tempos idos, os “peregrinos” desta viagem ficam alojados em unidades hoteleiras. O convívio entre sócios é outro grande argumento para esta expedição de 600 quilómetros que termina na catedral de Santiago de Compostela, com a cerimónia do “Botafumeiro”.
Fonte: Guarda Digital, em 20-07-2011

Sem comentários: