quinta-feira, 7 de julho de 2011

Joaquim Cracel anuncia recusa em recandidatar-se a presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Terras de Bouro está determinado em não se recandidatar ao cargo nas próximas eleições autárquicas. Ano e meio após vencer as últimas eleições e ainda no cumprimento do seu primeiro mandato, Joaquim Cracel deixa claro que não pretender dar continuidade às suas funções.
A decisão de Joaquim Cracel deixou surpreendidos os líderes políticos e autarcas locais, que foram confrontados na última Assembleia Municipal com as declarações do presidente do executivo dando conta da sua indisponibilidade para se recandidatar ao cargo, invocando razões de índole pessoal.
Depois de ter sido vereador pelo PSD sob a presidência de José Araújo e ter depois perdido as eleições como cabeça-de-lista independente, Joaquim Cracel conseguiu finalmente conquistar a presidência da Câmara nas autárquicas de Outubro de 2009, concorrendo como independente mas à frente da lista do PS. Nessas eleições, Cracel destronou o então presidente e socialdemocrata António Afonso, para quem havido anteriormente perdido a corrida ao poder municipal.
Joaquim Cracel rejeita qualquer razão de ordem política ou desentendimento autárquico ou partidário, remetendo exclusivamente a decisão de não se recandidatar para questões de ordem pessoal e que supostamente terão a ver com a vida familiar e profissional mais centrada em Braga.
“Informei a Assembleia Municipal da minha decisão de não me voltar a recandidatar ao exercício destas funções. É uma decisão que já está tomada e que se prende com motivos meramente pessoais”, afirmou Joaquim Cracel, em declarações ao Terras do Homem.
O presidente da Câmara garante que não tem qualquer queixa em relação aos vereadores que o acompanham no executivo, nem em relação à Assembleia Municipal. “Têm sempre apoiado todas as decisões que tenho tomado”, sublinhou.
Ao Terras do Homem, Joaquim Cracel mantém ainda em aberto a possibilidade de abandonar o cargo ainda antes do final do mandato.
“Não excluo que o abandono das funções possa acontecer ainda antes do final do mandato, no entanto também nada indica que esse seja o cenário mais provável. Só afirmo que não me oporia, caso o Partido entendesse por bem, dentro de um ano, lançar algum novo rosto para começar a trabalhar, tendo em conta as eleições autárquicas de 2013”, explicou Joaquim Cracel, que como independente obteve em Terras de Bouro uma vitória histórica e única para o PS.
No Partido Socialista, o vereador Luís Teixeira – também independente – e o ex-deputado Ricardo Gonçalves perfilam-se agora como alternativas e potenciais candidatos à sucessão de Joaquim Cracel.
Terras do Homem, em 7-07-2011

Sem comentários: