quinta-feira, 7 de julho de 2011

VisitMinho aplaude segmentos prioritários propostos pelo novo Governo

Para gáudio dos responsáveis da cooperativa de casas de turismo do Vale do Homem, a VisitMinho, entre os segmentos prioritários do XIX Governo Constitucional está o Turismo Sénior, Turismo para Emigrantes, Turismo Religioso e Turismo de Saúde. “Desde há um ano” que a VisitMinho se identifica com os novos segmentos de mercado prioritários para o Turismo, “uma nova visão”, no entender dos responsáveis desta entidade, “direccionada para a realidade da procura, a qual foi impulsionada com a entrada do novo governo”.
O turismo de saúde, na Europa, é um sector em claro desenvolvimento e irá centrar-se, fundamentalmente, em duas especialidades: cirurgia plástica, uma área que em Espanha é muito procurada por cidadãos do Reino Unido, e medicina dentária. Como beneficiará Portugal destes movimentos turísticos muito específicos e, em particular o turismo rural? Para os responsáveis da VisitMinho, a resposta é clara: ao pertencer-se a um grupo como a cooperativa do Vale do Homem “poderão os interessados encetar negociações com tudo o que é operadores turísticos, sendo que os parceiros na saúde podem fazer ofertas para turismo de saúde, direccionadas para algumas especialidades, atraindo bons profissionais.A VisitMinho, na actual fase, está a “desenvolver um trabalho de base para que todos tenham capacidade, procedimentos e metodologia de atendimento correcto dos turistas”. A primeira fase é “crucial”, com a formação de todos os colaboradores e preparação do network para poderem tratar bem os turistas. Por exemplo, “se não houver enfermagem com capacidade para dialogar em inglês ou alemão, pode perder-se tudo”. Depois de se atingir aquele objectivo, há que ir junto para as negociações com os operadores turísticos para as Casas de Turismo Rural. Os tour operators são fundamentalmente ingleses e alemães e as unidades de turismo são essencialmente portuguesas.
Não estando apenas atenta a este segmento, de momento encontra-se em fase de lançamento a dinamização do Turismo Religioso, quer na cidade de Braga, quer com a Rota dos Caminhos de Santiago, no nosso caso Minho-Galiza, o qual já conta com uma aliança estratégica com empresários de Turismo Rural da Galiza, assim como o apoio fundamental da TurGalicia.
O Turismo Sénior Activo, vocacionado para um segmento de mercado específico também, tem sido uma aposta da VisitMinho, o qual visa estimular a interacção social, enquanto factor de combate à solidão e exclusão social, na tentativa de melhorar a qualidade de vida e bem-estar da população sénior. Este produto, também, irá dinamizar a actividade económica e cultural das regiões onde o Programa é desenvolvido.
Terras do Homem, em 7-07-2011

Sem comentários: