sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Barragem do Lindoso pode estar contaminada

Segundo notícia publicada hoje no Jornal de Notícias, as águas do Rio Lima, na zona da Galiza, estão contaminadas por uma bactéria altamente tóxica, sendo a sua utilização proibida para banhos e rega. A contaminação das águas verificou-se na barragem “As Conchas” no Rio Lima Galego.
Segundo alguns especialistas a contaminação terá já atingido a Barragem do Lindoso, sendo portanto desaconselhado o consumo da água, quer para banhos quer para rega.
De referir que a empresa Águas do Minho e Lima, que abastece de água toda a bacia do Rio Lima (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo) tem uma das suas principais fontes de captação de água no Rio Lima, em plena barragem do Lindoso, tendo uma central de tratamento em Ermelo. Este será o teste mais sério à capacidade de resposta desta central de tratamento.Análises efectuadas na água da barragem “As Conchas” , que banha os municípios galegos de Bande, Lobeira e Muiños, situados junto à fronteira, detectaram uma proliferação incontrolada de cianobactérias.
A água não serve nem para a rega. E até o seu uso para t0mar banho foi proibido.
Fonte: Gazeta dos Arcos, em 19-08-2011

Sem comentários: