terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morfologia granítica da Serra do Gerês: da Portela de Leonte à Meda da Rocalva

Minho pretende dar a conhecer património geológico
Passeios científicos: Gerês, Peneda e Cabreira e Vila Nova de Cerveira
O Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho está a promover acções de campo incluídas na iniciativa Ciência Viva no Verão 2011. O objectivo é divulgar a geologia e o património geológico do país, através de passeios científicos que permitem um contacto directo com a natureza e os cientistas.
Está prevista já para esta quarta-feira, dia 24, a partir das 8h30, a acção «Morfologia granítica da Serra do Gerês: Rocalva», que consiste num percurso pedestre de 15 quilómetros de extensão. Os participantes terão a possibilidade de ver diferentes aspectos da morfologia granítica da Serra do Gerês. O passeio parte da Portela de Leonte em direcção à Meda da Rocalva, uma das geoformas mais características da serra. A acção tem uma duração de dez horas e o ponto de encontro é a Vila do Gerês.Na próxima sexta-feira haverá lugar para a observação de vestígios de glaciares no sector ocidental da Serra da Peneda. Destacam-se as moreias e outros depósitos glaciários e fluvioglaciários no Vale da Gavieira e no Alto Vale do Rio Vez, onde irá realizar-se um pequeno percurso pedestre. A actividade tem o início marcado para as 14h, nos Arcos de Valdevez, e dura aproximadamente cinco horas.
O dia seguinte conta com uma “visita” à Serra da Cabreira, conhecida pela sua morfologia granítica peculiar, com pseudoestratificação, cobertura com lajes e diversos vestígios glaciários. O programa começa às 14h, em Vieira do Minho, e inclui uma caminhada no alto da serra.
A iniciativa termina no próximo dia 10 de Setembro com as acções «A História mais antiga de Braga escrita nos granitos» e «Será que há sismos com 300 MA?», a decorrer nas zonas de Braga e Viana do Castelo, respectivamente. Na primeira actividade serão analisados diversos granitos. A segunda integra paragens em afloramentos para observar os aspectos geológicos mais significativos das litologias e estruturas associadas à zona de cisalhamento dúctil Vigo – Régua.
Fonte: CiênciaHoje, em 22-08-2011

Sem comentários: