sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Petição Defesa da Veiga de Cima de Covide: Resposta do Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal

A respeito da petição online sobre a defesa da Veiga de Cima da freguesia de Covide, divulgada neste blog, importa esclarecer o seguinte:
1. Há dezenas de anos que se tem procurado eliminar a “curva do Eiras”, em Covide, que tantos acidentes já provocou. Para eliminar essa curva, é necessário construir uma “variante” que passará pela Veiga de Cima de Covide, mas que ocupará apenas uma pequena extensão dessa Veiga e que não prejudicará “a qualidade dos solos e a abundância de água” nem o “património arqueológico”, que por lá supostamente estará enterrado. Quem sabe?2. A nova estrada poderá ser um factor de desenvolvimento e de dinamização da freguesia. Covide é o centro do concelho e tem condições para crescer e se desenvolver, sobretudo como pólo de turismo.
3. A ideia da petição online nasce de uma pessoa natural de Covide, mas que reside em Lisboa. Em Lisboa, há civilização e desenvolvimento. Em Lisboa, há “boa vida”. Acontece que os habitantes de Covide e de todo o concelho de Terras de Bouro também têm direito a uma vida melhor.
4. Interessaria saber se as pessoas que vierem a assinar essa petição são moradores da freguesia de Covide e do concelho de Terras de Bouro ou “fundamentalistas do ambiente e do património” que valorizam mais uma árvore ou uma pedra do que uma população martirizada por tantos entraves. Estou firmemente convencido, pelo conhecimento que resulta do contacto com as pessoas de Covide, de que a larguíssima maioria dos residentes concorda com a abertura da estrada (exceptuando aqueles que lá nasceram mas não residem em permanência e que desejam vir esporadicamente à “sua” terra e sentir a ruralidade e o atraso das pessoas, pois “banhos de civilização” já têm que chegue nas cidades onde residem!...)5. Como Presidente da Câmara, lamento que alguns terrabourenses se prestem ao papel de procurar impedir o desenvolvimento de uma das freguesias do concelho. Como disse atrás, Covide é o centro do concelho e tem condições para crescer e se desenvolver. Como presidente da Câmara, tudo farei para que a “variante de Covide” seja uma realidade. Reparem o que foi feito em Amares e Vila Verde (para não falar em Braga: Lamaçães, Palmeira, Dume, etc.), onde se cortaram extensos espaços agrícolas para se construírem estradas, zonas de construção, hipermercados, parques industriais, etc. Mas em Covide não se chegará a tanto. Apenas uma pequena extensão da Veiga será afectada! O progresso pode chegar aos concelhos vizinhos, mas a Terras de Bouro não?! Não basta suportarmos os impedimentos que o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês nos impõe?! Não basta a REN, a RAN, a REDE NATURA, o POAC, etc., que tantos entraves têm criado ao desenvolvimento do nosso concelho e à fixação das pessoas?! Ainda temos de enfrentar uns (poucos) “fundamentalistas” que querem fazer de Terras de Bouro uma “coutada” e um refúgio para as suas horas de “stress”?!
Poderemos perder mais esta batalha, mas que a vamos enfrentar com determinação, lá isso vamos!
O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro
Joaquim Cracel Viana

1 comentário:

josé dias disse...

Estou totalmente de acordo com o senhor presidente da câmara, vamos esquecer essas pessoas que fugiram da nossa terra e por ela nada fizeram além de quererem que os habitantes actuais se transformem nos novos lobos ibéricos, para seu belo prazer e egoista admiração. Vamos povo de Terras de Bouro olhar com olhos de ver para o futuro.

Ass: José Dias
(Comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro)