sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tourém e Randin (Espanha) celebra amizade transfronteiriça

As gentes de Tourém, em Montalegre, e Randin, Espanha, conhecidos como “povos irmãos”, comemoram no amanhã, pelo oitavo ano consecutivo, o Encontro Transfronteiriço Tourém - Randin para estreitar os laços de amizade entre as duas localidades.
O Encontro Transfronteiriço Tourém - Randin entre os “amigos” de Portugal e Espanha pretende ser um “hino” à amizade tendo por objectivo fomentar e promover os vínculos que há muito unem os dois povos.
Amanhã, pelas 11:00, têm início procissões nas duas aldeias com os seus santos padroeiros, cujos caminhos se juntam no “marco dos passos”, antiga fronteira.
O presidente da junta de freguesia de Tourém, Paulo Barroso, explicou à Lusa que quando as duas procissões chegarem ao marco dos passos os santos padroeiros, S. Pedro (Tourém) e S. João (Randin), “abraçam-se” e é celebrada a missa da fraternidade.
De seguida, disse, realiza-se um almoço convívio com espanhóis e portugueses a partilharem mesas e os seus “petiscos”.
Durante a tarde, a animação faz-se com recursos a concertinas, cantorias, jogos tradicionais e bailarico.Na prova estão inscritos 174 pessoas, sendo que os participantes dos seis aos 13 anos percorrem 3000 metros e os dos 13 aos 99 anos 5000 metros.
A organização da competição está a cargo da junta de freguesia de Tourém, do Ecomuseu do Barroso e da Rádio Montalegre.
Fonte: Lusa, em 19-08-2011Na prova estão inscritos 174 pessoas, sendo que os participantes dos seis aos 13 anos percorrem 3000 metros e os dos 13 aos 99 anos 5000 metros.
A organização da competição está a cargo da junta de freguesia de Tourém, do Ecomuseu do Barroso e da Rádio Montalegre.
Fonte: Lusa, em 19-08-2011

Sem comentários: