sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tudo a postos para a grande peregrinação... Rumo a Santiago de Compostela!

Grande adesão ao passeio que passará por Terras de Bouro e que já obrigou à marcação de nova edição para 2012.
Deslumbramento é a palavra que melhor define o IX Off Road ACP, o passeio todo-o-terreno que decorre nos próximos dias. À semelhança do que se pretendia com os peregrinos que chegavam à catedral de Santiago de Compostela depois do penoso sacrifício da viagem, também este passeio quer deslumbrar, não apenas com a arquitectura e a talha dourada da catedral, mas com todo um percurso criteriosamente preparado para o efeito.
De 30 de Setembro a 4 de Outubro, 150 sócios do ACP, em 50 viaturas todo-o-terreno, fazem uma das mais interessantes viagens organizadas pelo Clube Escape Livre: de Trancoso a Santiago de Compostela, em cinco dias inesquecíveis, um percurso de mais de 600 quilómetros de cenários naturais excepcionais, de património cultural e religioso secular, de lendas e cultos, de artesanato e gastronomia diversificada.
Em Trancoso, entre as 16h00 e as 19h00, todos os participantes poderão ficar a conhecer de perto e experimentar o Mercedes-Benz GLK, um dos mais modernos SUV do mercado, com capacidades todo terreno e estrada. Este, não será, porém, o único modelo que a Finiclasse 2002, concessionário da marca em Viseu, vai pôr à disposição de todos os participantes.Nesta viagem de todo-o-terreno e de lazer e, para alguns, tão somente de fé, demarcam-se as visitas ao castelo de Trancoso, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe), ao mosteiro de S. João de Tarouca, à Torre Medieval de Ucanha, à queda de água “Fisgas do Ermelo” (Mondim de Basto), à aldeia típica de Agra (Vieira do Minho), aos Santuários de Nossa Senhora da Abadia (Amares) e São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro), ao Mosteiro de Tibães (Braga) e à Igreja do Mosteiro de Oia (Espanha).
O remate desta viagem é acompanhado de perto por D. Manuel Felício, que realizará uma caminhada nos últimos quilómetros deste passeio até Santiago de Compostela. O bispo da Guarda irá depois concelebrar a missa na catedral, no dia 4 de Outubro, missa que é seguida da cerimónia do Botafumeiro, a purificação de todos os presentes e do local de culto através de um grande incensário controlado por uma corda.
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, «a expectativa é grande e desejamos que os sócios do ACP, o maior clube automóvel em Portugal, regressem a casa enriquecidos por esta vivência histórica e cultural, só possível com veículos todo-o-terreno».
Fonte: Porta da Estrela, em 30-09-2011

Sem comentários: