domingo, 11 de setembro de 2011

Vila e Marina de Rio Caldo com parquímetros

Terras de Bouro tem, desde 16 de Agosto, duas novas zonas de estacionamento pago. Os novos parquímetros estão localizados no centro da vila de Terras de Bouro e na marina de Rio Caldo. Com a iniciativa, a autarquia pretende “disciplinar” o trânsito e “facilitar o acesso aos serviços e lojas localizadas no centro da vila”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, trata-se de reduzir o “estacionamento de longa duração” nos locais mais centrais. Dando como exemplo a marina, o autarca lembra que “funcionam lá serviços da câmara, e muitas pessoas tinham dificuldade em estacionar para poderem tratar dos seus assuntos. Isto porque os lugares de estacionamento eram ocupados logo de manhã, e assim continuavam até ao final do dia de trabalho”. Na vila, o cenário era idêntico: “quem quisesse ir à farmácia, às finanças ou à câmara municipal, não tinha onde estacionar, porque as pessoas que trabalham no centro ocupavam esses lugares logo a partir das primeiras horas da manhã”.Em causa estão 35 a 40 lugares de estacionamento pago. Joaquim Cracel diz que há outros locais, que não são pagos, e são mais indicados para quem quer deixar o carro estacionado “das nove da manhã às seis da tarde”.
15 dias de “atitude pedagógica”
Os parquímetros começaram a funcionar a 16 de Agosto, mas até final do mês, numa “atitude pedagógica”, não foram passadas multas a quem não colocou moeda no parquímetro. “Os fiscais municipais deixavam um papel, com a informação de que a viatura estava estacionada num local que, agora, é pago. E alertando para a necessidade de fazer o pagamento no parquímetro mais próximo”, refere Joaquim Cracel. Desde o dia 1 de Setembro, os fiscais têm indicação para multar os condutores que não cumpram.
Investimento ronda 20 mil euros
O período mínimo de estacionamento é de 15 minutos e custa 10 cêntimos, enquanto que o tempo máximo é de quatro horas e custa 2 euros e 50 cêntimos. Joaquim Cracel fala em “valores reduzidos” que não têm “fins económicos”.
A colocação dos parquímetros representou um investimento de 20 mil euros para a autarquia. E, segundo o autarca, com os valores definidos para o estacionamento, serão precisos “3 ou 4 anos” para recuperar a verba gasta.
Questionado sobre os efeitos que o estacionamento pago poderá ter no comércio local, o presidente da câmara refere que o feedback que tem dos comerciantes “é positivo”. “Os comerciantes estão contentes, porque se trata de um valor reduzido. É melhor ter um cliente a estacionar e a pagar 10 cêntimos para ir às compras e para tratar de assuntos aqui na vila, do que ter o carro de um funcionário da zona o dia todo”, conclui.
Fonte: maisactual.pt, em 11-09-2011

Sem comentários: