terça-feira, 20 de setembro de 2011

XII Encontro Nacional de Poetas com realização garantida em Terras de Bouro

Terras de Bouro vai continuar a afirmar-se como local de acolhimento do Encontro Nacional de Poetas, pois, “a cada ano que passa, cada vez há mais participantes e, este ano, terá chegado quase às duas centenas o número de poetas presentes no Gerês”. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, no decurso do encerramento dos trabalhos do 'XI Encontro Nacional', que decorreu no “cenário idílico” da Vila do Gerês.
“Devido à sua, cada vez maior, relevância cultural e sucesso junto da comunidade poética e não só, Terras de Bouro vai continuar a afirmar-se como local de acolhimento deste evento”, confirmou o edil.
Muitos foram os poetas que marcaram presença em nova edição desta iniciativa promovida conjuntamente pelo Clube dos Poetas Minhoto Galaicos, 'Calidum', e jornal 'Poetas & Trovadores', com o apoio do município Terrabourense. De salientar, inclusive, a presença da Associação Portuguesa de Poetas e do Ateneu Artístico de Vila Franca de Xira.
Recordando que a cultura e, nomeadamente, a poesia “são factores importantes na afirmação cultural de um povo”, Joaquim Cracel frisou ainda que “em cultura não se gasta dinheiro”, mas antes “investe-se num futuro que se quer dinâmico e profícuo, contribuindo assim de uma maneira decisiva para a formação da cidadania”.
O edil anunciou também que, já para a próxima edição, em 2012, e como forma de assinalar o XII Encontro, irá ser editada uma obra que juntará as quadras vencedoras de todas as edições deste encontro anual de poetas.Por seu turno, o director do jornal Poetas & Trovadores, Barroso da Fonte, sublinhou que “só desta forma se poderá contribuir para uma sociedade que se quer pluralista e culturalmente evoluída”. De igual forma, também o presidente da CALIDUM, João Luís Dias, ele próprio um “poeta de montanha”, enalteceu “a importância e a qualidade que o Encontro Nacional de Poetas tem assumido, sendo hoje já um acontecimento cultural marcante na vida dos poetas portugueses”, frisando também o “orgulho” por tal evento acontecer no concelho de Terras de Bouro, sua terra natal.
Fonte: Terras do Homem, em 20-09-2011

Sem comentários: