quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bruno Freitas, presidente do Núcleo Rio Homem, apela à presença de mais jovens terrabourenses na equipa de futsal

Publicamos entrevista feita por José Guimarães Antunes ao Presidente do Núcleo Rio Homem, Bruno Freitas. Informamos que a mesma se encontra disponível na edição do jornal “Desportivo Vale do Homem” do mês de Outubro.
Pelo segundo ano consecutivo a competir na AF Braga Futsal 1ª Divisão de Braga, Bruno Freitas fala-nos das metas para a temporada 2011-12 que passam por melhorar a classificação em relação à época passada. O presidente do clube terrabourense garante, ainda, que este plantel está mais maduro e destaca “o excelente espírito colectivo” e “o bom ambiente de balneário”. Bruno Freitas, que acumula o cargo de presidente com o de jogador, diz que as portas estão sempre abertas para a entrada de jogadores do concelho.
Entretanto, para a presente temporada, o Núcleo Rio Homem já tem apoios do comércio local e continua a contar com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Moimenta.
DVH: Que avaliação faz do plantel?
Bruno Freitas: O nosso plantel é constituído por doze atletas. Três deles são guarda-redes e, por isso, só dispomos de nove jogadores de campo. O Barbosa está lesionado e só estará apto, na melhor das hipóteses, em Dezembro. A equipa não pode rodar jogadores e, relativamente às equipas adversárias, é sujeita a um maior esforço físico ficando em desvantagem, principalmente na parte final dos jogos.
Precisávamos de um plantel com, pelo menos, catorze jogadores. Por isso, temos as portas abertasa todos os jovens terrabourenses que queiram aderir a este projecto e competir.
Podíamos recorrer a jogadores de fora, mas se o fizéssemos desvirtuaríamos o nosso projecto, que passa por darmos oportunidade aos jovens do nosso concelho.Quais são as principais fragilidades da equipa?
Nos treinos, trabalhamos muito a finalização e insistimos em segurar a bola. Parar a bola e segurá-la é fundamental nesta modalidade. No futebol, é raro parar-se o esférico e nós, como é sabido, éramos jogadores de futebol de 11. Como não seguramos a bola, corremos muito o que nos ocasiona um maior desgaste físico. As equipas adversárias já têm automatismos. O pivô e o ala, por exemplo, sabem o que têm de fazer. Mas estes mecanismos demoram muito tempo a serem interiorizados.
Concorda que têm de melhorar a finalização?
De facto, falhámos na finalização porque nos falta a serenidade e a frieza necessárias para executar. Treinamos duas vezes por semana e insistimos muito nos automatismos e na finalização.
Precisamos de vitórias para aumentar a nossa auto-estima.
Que apelo faz aos terrabourenses?
A abertura da parte lateral do Pavilhão Municipal de Terras de Bouro ao público permite que as pessoas se encontrem mais confortáveis a ver o jogo e, também, sentimos mais apoio. A assistência aos jogos tem aumentado e felicito o nosso público.
Apelo aos terrabourenses que venham apoiar-nos uma vez que a nossa equipa é formada apenas por atletas do nosso concelho.Plantel:
Guarda-redes: Carlos Rocha, José Amaro (Zé Luís) e Carlos Salgado.
Jogadores de campo: Nuno Braga (capitão), Luís Silva (Laré), Sérgio Salgado (Serginho), Bruno Freitas, João Pereira, Nuno Pereira, Nelson Barbosa, Adriano Araújo e Bruno Amaro.
Equipa técnica:
Treinador: Manuel Freitas
Treinador Adjunto/Director: Paulo Antunes
Presidente: Bruno Freitas
Vice-Presidente/Director: Tiago Dias
Director Desportivo: Rafael Costa

Sem comentários: