sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Município com «gémeos» de Saint Arnoult-en-Yvelines

O Município de Terras de Bouro assinala, no dia 20 de Outubro, o Dia do Município, data em que, em 1514, o Rei D. Manuel I lhe atribuiu a Carta de Foral. No documento, que é feito em pergaminho e com uma iluminura na capa, são identificados lugares e freguesias que se podem considerar as povoações fundadoras e constituintes do núcleo central do actual território onde se integram as 17 freguesias.
O feriado municipal será comemorado na vila do Gerês, informou a autarquia. No Auditório Prof. Dr. Emídio Ribeiro, do centro de animação da estância termal e com início previsto para as 10h00, a efeméride será assinalada com um programa cultural que, além de uma mostra da pintora terrabourense Luzia Teixeira, intitulada ‘Parado xos…Senda da Luz’, inclui a apresentação de duas obras literárias.
Uma, de Agostinho Moura, tem por título ‘Memórias Geresianas’ e o segundo livro, da autoria de Rosa Fernanda Moreira da Silva, denominado ‘O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais’ .
No mesmo fim-de-semana, a 22 e 23 de Outubro o Município organiza na sede do concelho e à semelhança dos anos anteriores, a ‘Festa de São Martinho nas terras do Gerês’, evento que pretende divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Terras de Bouro e do Gerês.
Ranchos, magusto e Trilho dos Moinhos
Além de expositores com actividades variadas que se concentrarão no Largo Padre Martins Capela, o acontecimento vai contar com momentos de música tradicional , ranchos folclóricos de Terras de Bouro e ‘Augusto Canário e Amigos’, desfolhadas e magusto, corrida de cavalos, realização do ‘Trilho dos Moinhos’ e um seminário, na tarde e sábado, dedicado ao ‘Empreendedorismo Sustentável’.
Está anunciada a presença em Terras de Bouro de uma comitiva de vinte pessoas de Saint Arnoult-en-Yvelines, localidade francesa que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses. Franceses aprofundam processo de geminação
A delegação francófona irá realizar, em conjunto com as respectivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de actividades de carácter turístico e cultural, no âmbito do processo de geminação iniciado em 2004.
Mais uma vez, a iniciativa tem por objectivo a aproximação social e cultural das duas comunidades, enquadrando-se tal acção no aprofundamento e desenvolvimento de um espírito europeu que se quer forte e multifacetado.
De salientar a projecção turística que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de actividades, já que, posteriormente, se realizará também uma visita terrabourense a França, além da criação óbvia de laços de afinidade entre as famílias envolvidas e que já proporcionou até à data intercâmbios de vária ordem, nomeadamente, culturais, desportivos e gastronómicos.
A comitiva francesa é chefiada pela autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Françoise Poussineau e pela Presidente da Comissão de Geminação, Collette Bumillier, esperando-se que a estadia consolide este projecto de geminação.
Fonte: Correio do Minho, em 15-10-2011

Sem comentários: