terça-feira, 18 de outubro de 2011

JSD quer nomeações do PNPG pelas câmaras municipais

As comissões políticas da JSD de Ponte da Barca e de Arcos de Valdevez reuniram, sábado, em Lóbios (Espanha) com a comissão das ‘Novas Xeracións’ do Partido Popular da Galiza para debaterem problemas que atingem jovens residentes na área do Parque Nacional Peneda-Gerês.
A reunião procurou uma perspectiva de comparação com a realidade dos jovens que, do outro lado da fronteira, residem no Parque Natural do Xurés. “A comparação com a realidade espanhola foi esclarecedora para o alcance destas medidas que se querem com eficácia e maior abrangência possível”, refere uma nota aos órgãos de comunicação social.
Entendem a JSD e as ‘Novas Xeracións’ que é imperioso conservar o património natural do Parque Nacional Peneda-Gerês e do Parque Natural do Xurés convergindo essa protecção com o desenvolvimento económico a que os concelhos envolvidos tem direito, no sentido de melhorar o futuro da região, acrescenta a mesma nota.As delegações, que reuniram no centro de exposições de Lóbios apresentaram propostas com as quais os dirigentes galegos concordaram, como a da nomeação do responsável pelo Parque Nacional Peneda-Gerês e do Parque Natural do Xurés passar a ser efectuada pelos presidentes das câ maras que integram a área do Parque.
Recorde-se que o PNPG integra os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Outra proposta apresentada contempla a localização da sede daquela área protegida passar a ser fixada num dos concelhos que fazem parte do parque.
Entendem que dessa forma a relação das pessoas, sobretudo dos residentes, com os Parques seria reforçada, tendo os municípios uma intervenção mais forte na gestão dos destinos do PNPG/PNX.
Os jovens social-democratas entendem que poderiam ser implementadas medidas fiscais para incentivar os jovens a não abandonar a área protegida levando por diante uma discriminação positiva, assim como promover condições para a instalação de um sistema de energias renováveis no Parque, em particular, energia eólica.
Congresso em 2012 com membros dos governos
No sentido de estas medidas serem discutidas com profundidade, a JSD de Ponte da Barca e de Arcos de Valdevez e as Novas Xeracións do PP da Galiza comprometeram-se a organizar, em 2012, o I Congresso Ibérico do Parque do Gerês/Xurés, sendo intenção de ambas as partes convidarem os respectivos responsáveis governamentais do ambiente para esta iniciativa.
Fonte: Correio do Minho, em 18-10-2011

Sem comentários: