quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais desemprego no Vale do Homem

É o terceiro mês consecutivo em que se regista um aumento do número de desempregados no Distrito de Braga. Depois de seis meses em que a tendência foi de melhoria, este flagelo social tem-se vindo a agravar nos últimos meses. O mês de Setembro terminou com 53.329 desempregados, mais 1600 do que no mês de Julho, revelam as estatísticas divulgadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).A região do Vale do Homem não escapa a essa tendência, com todos os concelhos a registarem um maior número de desempregados, face ao passado mês de Agosto. Assim, Amares tem agora 1085 desempregados (mais dez desempregados face ao último registo), Vila Verde tem 2292 pessoas na mesma situação – o que se traduz num aumento de 67 desempregados, face a Agosto –, enquanto Terras de Bouro acumulou quatro novos desempregados, para um total de 329 pessoas inscritas nos Centros de Emprego.
No caso de Vila Verde, tal agravamento poderá ter-se ficado a dever à situação vivida pela empresa 'Flor Têxtil', situada em Soutelo. Recorde-se que a mesma havia apresentado um pedido de insolvência, em meados do mês de Setembro, tendo posteriormente avançado com uma proposta de redução do número de funcionários, com o objectivo de garantir a sustentabilidade da empresa. Foi, então, desencadeado o processo de despedimento colectivo que levou ao fim do contrato de trabalho de 43 funcionários.
Os números são preocupantes, porque registam uma tendência negativa, mas mesmo assim inferiores aos valores registados em Setembro de 2010. Nessa altura havia 55.980 pessoas sem trabalho no distrito.
O desemprego subiu praticamente em todos os concelhos, com destaque para Braga. A sede de distrito contabilizou em Setembro mais 443 desempregados, num total de 11.179 pessoas sem trabalho. Guimarães continua a ser o concelho mais flagelado, contabilizando 12.527 desempregados, mais 414 do que em Agosto.
Fonte: Terras do Homem, em 27-10-2011

Sem comentários: