quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Obras de arte e cultura orgulham terrabourenses

Terras de Bouro comemorou o Dia do Município com uma série de divulgações culturais que decorreram no Auditório Professor Doutor Emídio Ribeiro. Animada pelos sons dos mais belos fados nacionais, interpretados por Isilda Miranda, esta cerimónia – realizada em dia de feriado no concelho – serviu para apresentar o livro do terrabourense Agostinho Moura, 'Memórias Geresianas', e a nova obra da autoria da professora Rosa Fernanda da Silva, intitulada 'O Gerês: de Bouro a Barroso'. Trata-se de uma obra de reflexão sobre o passado, o presente e as potencialidades futuras da zona do Gerês, em termos sociais e económicos.
Durante a manhã deste 20 de Outubro foi ainda inaugurada a exposição de pintura 'Paradoxos... Senda da Luz', da autoria de Luzia Teixeira, artista nascida em Chorense e radicada em Guimarães.
Há 497 anos, o Rei D. Manuel I concedia a Carta de Foral à “Terra de Boyro”, como então era designada, em 20 de Outubro de 1514.No entender do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, esta foi uma cerimónia “simples, mas muito digna”, em que o objectivo passava precisamente por enaltecer a cultura e a arte terrabourense.
“Decidimos, à semelhança do que aconteceu em 2010, enriquecer a nossa arte, a nossa cultura, a nossa memória colectiva, a nossa história, a nossa geografia humana e rural e o conhecimento sobre o nosso concelho através de duas obras escritas sobre a nossa identidade, admiravelmente multifacetadas, e através da pintura de uma terrabourense. Assumimos esta missão de engrandecer o nosso concelho como um dever e como uma honra. E consideramos que o Dia do Município é a melhor ocasião para o reforço deste desenvolvimento histórico, cultural, científico, geográfico, etnográfico e artístico”, referiu o edil.
No entender do autarca terrabourense, em tempos de dificuldades económicas, “podemos e devemos cancelar apoios, adiar obras que não sejam estritamente necessárias, alterar projectos de modo a torná-los menos dispendiosos”. No entanto, “não podemos esquecer e adiar a divulgação da nossa história, da nossa cultura e da nossa arte”.“Ao apoiar a publicação destes dois livros e ao divulgar uma pintora de Terras de Bouro, a Câmara Municipal contribui decisivamente para o engrandecimento do nosso concelho. A qualidade destas obras e trabalhos justificam o nosso apreço e os autores justificam a nossa admiração e o nosso aplauso. Este momento é, sem dúvida, mais um marco na história nas comemorações do Dia do Município”, considerou.
Joaquim Cracel assegurou, ainda, que o município tem procurado “valorizar e apoiar o que é de Terras de Bouro”, desde autores a obras, instituições e associações. “Se um dia me perguntarem o que fizemos de útil ou de significativo ao longo do nosso mandato autárquico, que já (ou ainda) vai a meio, estes dois livros e esta exposição de pintura serão, de certeza, mencionados como obras que marcam a nossa passagem pela gestão municipal”, refere, defendendo que “pela qualidade das obras, pelo perfil dos autores e pelo contributo que prestam ao concelho, são motivo de orgulho”. “E é com orgulho que devemos celebrar o Dia de Terras de Bouro”, rematou.
Presentes, no auditório do Centro de Animação Termal do Gerês, estiveram os autarcas municipais e das diferentes freguesias, bem como o director do parque Nacional da Peneda-Gerês e o vice-presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal.Agricultura e turismo são áreas oportunas
No âmbito da participação no seminário promovido pela Braga - Capital Europeia da Juventude 2012, intitulado ‘Empreendedorismo Sustentável’, Joaquim Cracel defendeu que a agricultura e o turismo são as duas grandes áreas que oferecem oportunidades às gentes de Terras de Bouro.
“Tanto a agricultura como o turismo são as duas maiores potencialidades que o nosso concelho oferece aos mais jovens”, defendeu o autarca de Terras de Bouro, no seminário que teve lugar em Braga, no fim de semana passado. O presidente da Câmara salientou que, no último ano, foram implantados no concelho, três produções na vertente da produção de gado bovino. Duas delas já estão no terreno e a terceira ainda se está a instalar. Carvalheira, Covide e Santa Isabel do Monte são as freguesias que acolhem estes projectos.
“Quanto ao turismo, há ainda muitas oportunidades para aproveitar. Temos realmente oferta de alojamento e turismo rural - e que este ano até tiveram uma grande procura - mas faltam actividades de animação turística, que sirvam de entretenimento para os seus tempos livres que aqui passam”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Fonte: Terras do Homem, em 27-10-2011

Sem comentários: