segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Obras no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro arrancam no primeiro trimestre de 2012

QREN comparticipa obras em cinco quartéis
Cinco associações humanitárias de bombeiros do distrito de Braga assinaram, a semana passada, protocolos com o Ministério da Administração Interna (MAI) para a realização de obras nos respectivos quartéis.
Os Bombeiros Voluntários de Fafe, Celorico de Basto, Terras de Bouro, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde vão avançar com obras comparticipadas pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Os contratos agora assinados pelas cinco associações de bombeiros ascendem a quase dois milhões de euros.
Estes contratos fazem parte dos 20 assinados no passado dia 20 de Setembro com a Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários no âmbito da medida ‘Prevenção e Gestão de riscos’ do Programa Operacional de Valorização do Território do QREN.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão assinou um contrato de cerca de meio milhão de euros que se destina às obras de reestruturação das instalações reservadas à parte operacional, explicou o presidente da Direcção, João Coelho.
O dirigente anunciou também a intenção de colocar a obra a concurso no corrente mês de Outubro.
Aliás, à luz dos protocolos assinados, as associações têm 180 dias para iniciar as obras.
A comparticipação de fundos comunitários cifra-se nos 70 por cento, pelo que as associações de bombeiros têm de suportar o restante.
A ampliação do quartel-sede é a obra contratualizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto no valor de 441.900 euros.Obra já este mês
As obras já estão adjudicadas e devem arrancar em Outubro, avançou o presidente da Direcção dos Bombeiros de Celorico de Basto, Fernando Freitas.
Em Fafe, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários avança com a ampliação e requalificação do quartel que conta já 27 anos e nunca sofreu obras.
O protocolo assinado no valor de pouco mais de 300 mil euros ajuda a financiar a intervenção que deve arrancar até ao final deste ano, apontou o presidente da Direcção, Pedro Frazão.
Em Vila Verde, a verba de cerca de 300 mil euros vai ser canalizada para a ampliação do quartel, aumentando o parque coberto de viaturas da Associação Humanitária dos Bombeiros locais.
Outra intervenção passa criar instalações específicas para o corpo feminino, explicou o vice-presidente da Direcção, Alberto Nídio.
Até ao final do primeiro trimestre de 2012, irão arrancar também as obras de ampliação e requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro no valor de 343 mil euros.No concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, o financiamento do QREN vai para a empreitada do Centro de Meios Aéreos.
O contrato assinado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, num valor superior a 300 mil euros, vai permitir complementar uma infra-estrutura de Protecção Civil já existente na freguesia de Tabaçô.
Esta nova edificação complementar terá capacidade para alojar os efectivos militares (35+3) e abrigo para seis viaturas operacionais que constituem a missão de protecção civil integrada no Grupo de Intervenção de Protecção Civil (GIPS) da GNR.
Fonte: Correio do Minho, em 3-10-2011

Sem comentários: