quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sucessão de assaltos a habitações agrava alertas contra efeitos da crise

Um aumento anormal de assaltos a residências no Vale do Homem está a fazer disparar a atenção das autoridades sobre a reacção criminosa de grupos mais desfavorecidos e marginais na região. Nas últimas semanas, diversas residências foram assaltadas. Um fenómeno que afectou especialmente algumas freguesias dos concelhos de Vila Verde e Amares.
Ao que o Terras do Homem apurou, os assaltos foram perpetrados em plena luz do dia, tendo atingido principalmente a freguesia de S. Vicente do Bico, em Amares, onde quatro casas foram alvo de furtos, e os moradores da freguesia de Lanhas, onde também quatro habitações terão sido visitadas pelos ‘amigos do alheio’. Em Turiz e Vila Verde também se verificaram assaltos a habitações.
A crise que se faz sentir e que se agravou nos últimos meses poderá estar na origem desta nova vaga de assaltos, cujos autores já foram identificados. Depois de consumados os assaltos em Amares e Vila Verde, os suspeitos deslocaram-se para Braga, onde também terão feito alguns estragos.
O ‘modus operandi’ parecia repetir-se de concelho para concelho. Os assaltantes tocavam, inicialmente, às campainhas das habitações ou batiam simplesmente à porta e, à ausência de resposta, entravam casas dentro, arrombando portas ou janelas se preciso fosse. Daí levavam dinheiro, ouro ou quaisquer outros elementos valiosos.
Numa das habitações que os larápios pretendiam assaltar estava presente o dono da casa, pelo que o mesmo, segundo contou ao Terras do Homem, terá informado a GNR que ainda conseguiu identificar o veículo em que os assaltantes se deslocavam.Prado e Terras de Bouro dentro da normalidade
Em Prado e Terras de Bouro, as últimas semanas decorreram com relativa normalidade em relação ao resto da região, no que toca a assaltos a habitações. Segundo as autoridades locais, nas últimas semanas registaram-se apenas “esporadicamente” algumas situações semelhantes.
Acidente de viação causa ferido grave
Um acidente de viação, ocorrido no passado domingo, na freguesia de Rendufe, deixou um homem, de 45 anos de idade, gravemente ferido. O sinistro, que envolveu três veículos, provocou ainda ferimentos ligeiros em duas mulheres, com 18 e 67 anos de idade.
Fonte: Terras do Homem, em 27-10-2011

Sem comentários: