terça-feira, 18 de outubro de 2011

Terras de Bouro pode ficar sem ensino profissional

A relação do município de Terras de Bouro com a Escola Profissional Amar Terra Verde foi alvo de um aceso debate na última Assembleia Municipal de Terras de Bouro. No plenário que decorreu em Souto, foi questionada a “utilidade da parceria” existente, face ao número de cursos, alunos e turmas existentes em Terras de Bouro, assim como as consequentes saídas profissionais.
A autarquia admite mesmo a possibilidade de vender a quota que Terras de Bouro tem na escola, uma vez que, no entender da vereação da Educação, a instituição não tem vindo a respeitar o concelho. Uma possível venda poderá render, aos cofres da edilidade, cerca de um milhão de euros, a serem, posteriormente, investidos nas escolas de Rio Caldo e de Moimenta.
Admitindo que, “no passado, talvez a escola tenha sido benéfica para o concelho” Joaquim Cracel, presidente da autarquia, acredita que “actualmente não é”.
No entanto, e face aos argumentos apresentados por algumas vozes discordantes desta posição, a discussão do tema foi adiada, em função da conclusão consensual sobre a necessidade de ser realizada uma avaliação rigorosa desta situação.EPATV aguarda decisão
Da parte da instituição de ensino, os responsáveis defendem que, “para já, não há necessidade de tomar uma posição oficial”, uma vez que se tratou de uma decisão da autarquia terrabourense de colocar essa questão à Assembleia Municipal. No entanto, garantem que “não há qualquer mal-estar”.
“O director da Escola, João Luís Nogueira, está a acompanhar o processo e em conversações para saber o que o Município de Terras de Bouro irá decidir. Só mediante o que for decidido, e quando for decidido, poderemos tomar uma posição”, afirmou a assessora de imprensa da escola, Paula Fernandes.
Já relativamente às críticas que foram apresentadas pela vereação da Educação do município terrabourense, Paula Fernandes prefere não comentar conteúdos que desconhece. “Desconhecemos as críticas e, como tal, não iremos comentar”, sublinhou a responsável da EPATV, assegurando que “não existe qualquer mal-estar”, uma vez que “apenas foi comunicado à EPATV que essa possibilidade está em equação e que está a ser discutida na Assembleia Municipal”.
“Num espaço de debate de ideias é normal que surjam opiniões discordantes. Aguardamos por uma decisão do município e só depois poderemos equacionar a resolução de qualquer eventual nova situação que venha a surgir”, concluiu. A EPATV envolve ainda os municípios de Vila Verde e Amares.
Deputados municipais aprovam revisão orçamental
A última Assembleia Municipal de Terras de Bouro, realizada no Salão da Junta de Freguesia de Souto, aprovou por unanimidade a primeira revisão ao orçamento, como resultado de “um reforço financeiro” no valor no valor superior a um milhão de euros (1.017.000), recebido no âmbito da comparticipação de 80% do valor total da obra de implantação do Parque Urbano do Ribeiro das Gordairas, na Vila de Terras de Bouro.
A possível fusão de freguesias e municípios, que poderá ditar a criação de uma Comissão Municipal para acompanhar a evolução do processo, foi outra das diversas questões abordadas na “reunião descentralizada” do plenário municipal.
As questões rodoviárias relacionadas com a circulação e paragem dos transportes públicos na Vila de Terras de Bouro estiveram igualmente em cima da mesa, tal como o custo de obras de limpeza e melhoramento da rede viária, a implantação de saneamento básico, o ponto da situação da implantação do arrelvamento sintético do Campo da Pereira, no Gerês, o funcionamento do Bar da Fronteira da Portela do Homem e da ETAR do Campo do Gerês.
Os deputados municipais manifestaram ainda a sua congratulação pela forma como decorreu a campanha de solidariedade para ajudar um bombeiro terrabourense que sofre de leucemia. Foi ainda apresentada a usual comunicação da actividade do município e anunciada para breve a implantação da TDT (Televisão Digital Terrestre) no concelho.
Fonte: Terras do Homem, em 18-10-2011

Sem comentários: