domingo, 13 de novembro de 2011

Escolas de Amares destacam-se no Vale do Homem

O Ministério da Educação divulgou, recentemente, o ranking das Escolas Básicas e Secundárias, tendo por base os resultados dos exames nacionais de 9º e 12º ano. Na listagem disponibilizada pelo Governo é possível constatar que, na região do Vale do Homem, a escola com melhor média de notas, ao nível dos exames do 9º ano é a Escola Básica de Amares, com uma nota global de 2,77 valores, numa escala de 0 a 5. No que diz respeito aos exames do 12º ano, os melhores resultados médios registaram-se, também, em Amares com a ESA a obter 12,34 valores.
No ranking geral das escolas secundárias do país, a ESA surge na posição número 281, num total de 616 escolas. Com 282 provas feitas, a média de exame chegou aos 10,36 valores, o que representa uma melhoria em relação ao ano lectivo anterior (10,29).
A Escola Secundária de Vila Verde surge no 414º posto, e é a segunda melhor do Vale do Homem. Com 570 provas realizadas, a média de exame foi de 9,80 valores, o que também constitui uma subida em relação ao ano lectivo de 2009/2010, onde a média não ultrapassou os 9,42.
Em Terras de Bouro, a Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela leva a melhor sobre a Escola Básica e Secundária de Rio Caldo. A primeira consegue o posto número 524, enquanto o estabelecimento de Rio Caldo fica-se pela 567ª posição. No que diz respeito à média de exame, com apenas 48 provas realizadas, a Escola Básica e Secundária de Rio Caldo conseguiu 8,62 valores. Já a Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela realizou 79 provas, tendo ficado com uma média de exame de 9,12 valores.
EB da Ribeira do Neiva destaca-se em Vila Verde
No ensino básico, a Escola Básica Integrada da Ribeira do Neiva é a que consegue melhores resultados no concelho de Vila Verde. A ocupar a 331ª posição, neste estabelecimento foram realizadas 50 provas, tendo alcançado a média de 2,74 valores. Segue-se a Escola Básica de Vila Verde, com 156 provas realizadas, na posição número 339; a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, com 152 provas realizadas, a ocupar a 366ª posição. No 975º lugar surge a Escola Básica Professor Amaro Arantes, com 136 provas realizadas.
O concelho de Terras de Bouro é o que consegue piores resultados no ranking do Ministério da Educação. A Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela ocupa a 1040ª posição, com 74 provas realizadas, enquanto a Escola Básica e Secundária de Rio Caldo está na 1073ª com 52 provas realizadas.
EB 2,3 de Amares é “motivo de orgulho”
No Vale do Homem, a melhor classificação ao nível do ensino básico foi conseguida pela Escola Básica de Amares. Este estabelecimento de ensino surge na posição número 285, num total de mil 140 instituições.
Para Manuel Moreira, director do Agrupamento de Escolas de Amares, trata-se de um resultado “muito bom”. “E se considerarmos só as escolas do distrito de Braga, a de Amares surge na 28ª posição, destacando-se até de escolas privadas”, refere o responsável.
Com 102 provas realizadas, a Escola Básica de Amares conseguiu 2,77 valores, tendo melhorado a sua classificação em relação ao ano anterior (2,68). Para Manuel Moreira, este resultado é “motivo de orgulho”, e é também resultado do “empenho” de toda a comunidade escolar. “A escola deveria estar a funcionar com 28 turmas, mas na realidade são 35. Ainda assim, conseguimos bons resultados”, diz. Como director, deixa uma garantia: “Vou continuar a bater-me por chegar ao 1º lugar”.
Fonte: maisactual.pt

Sem comentários: