quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mérito escolar

Publicamos texto do terrabourense José Guimarães Antunes, publicado na edição do jornal “Correio do Minho” de hoje.
No próximo dia 30 de Novembro, às 21:00 horas, terá lugar no pavilhão da Escola EB 2,3 de Palmeira a cerimónia de entrega de diplomas e de prémios aos alunos que no ano lectivo 2010-11 se distinguiram pelo seu desempenho académico.
Com esta cerimónia, o Agrupamento de Escolas de Palmeira pretende valorizar e incentivar os alunos à obtenção de melhores resultados escolares e reconhecer, publicamente, com a atribuição de um prémio simbólico, os que se distinguiram pelo seu desempenho escolar.
Serão distinguidos cento e noventa e dois alunos. Todos são exemplos a seguir e motivo de orgulho para o Agrupamento de Escolas de Palmeira. Para os que revelaram mérito e excelência, pretendemos encorajá-los a manter o esforço, a dedicação e a vontade de vencer no prosseguimento do seu desempenho académico. Que ninguém duvide: sem dedicação, esforço e trabalho não se obtêm bons resultados escolares, muito menos se consegue um desempenho académico de nível superior.
Estes prémios também revelam o trabalho e a competência profissional do corpo docente e dos assistentes operacionais. As famílias também tiveram um papel fundamental na concretização do sucesso escolar dos alunos distinguidos.
Se o papel do professor e as suas características influenciam a aprendizagem dos alunos, o sucesso escolar também depende do apoio da família que acompanha a vida académica dos filhos ajudando-os a ultrapassar as suas dificuldades.
Todos nós, professores, funcionários e pais unimos esforços, partilhámos responsabilidades e construímos um ano lectivo 2010-11 que procurou promover o sucesso escolar e o bem-estar dos nossos alunos.
O Projecto Educativo deste Agrupamento preconiza que o êxito da acção educativa advém do esforço dos professores e dos alunos. Então, educar é fazer da escola um espaço de trabalho em que se promove o sucesso académico e se formam cidadãos responsáveis, livres e aptos para enfrentarem os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. Educar pressupõe que os professores, os funcionários e os pais promovam valores e atitudes inerentes à cidadania. Exige-se, numa sociedade em constante mudança, que os alunos tragam de casa valores éticos indispensáveis, tais como o respeito e a assertividade.
Se assim for, todos nós procuraremos fazer a construção de uma escola cada vez mais humana, estimulante, de qualidade e que responda de forma inclusiva a todos os nossos alunos.
Para o ano lectivo 2011-12, manteremos a nossa determinação para que a escola proporcione condições de segurança, de ensino-aprendizagem, de trabalho e de lazer dignas, combatendo com firmeza a indisciplina e a violência promovendo nos alunos comportamentos saudáveis.
O Agrupamento de Escolas de Palmeira contará com todos – professores, funcionários e pais – para juntos promovermos a qualidade dos processos educativos formando cidadãos activos, intervenientes e respeitadores dos princípios e valores de um estado de direito europeu e democrático.
Assim, quando felicitamos os alunos, também devemos felicitar os professores, os assistentes operacionais e os pais que uniram esforços para promover o sucesso escolar.
Hoje, felicito TODOS os alunos do Agrupamento de Escolas de Palmeira e, em particular, os distinguidos pelo seu mérito escolar. Parabéns! Faço votos para que continuem a ter um desempenho meritório nos próximos anos.

Sem comentários: