segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma em três crianças exposta ao fumo do tabaco em casa

Mais de uma em cada três crianças está exposta ao fumo do tabaco em casa e mais de um quarto delas padece do mesmo quando viaja de carro. A situação deve-se sobretudo aos progenitores (70% das mães fumadores e 57% dos pais fumadores fazem-no no domicílio, por exemplo), nomeadamente em famílias com menor nível socioeconómico. Estas são as principais conclusões de um estudo coordenado por José Precioso, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, que envolveu oito entidades de Portugal e Espanha e que acaba de vencer dois prémios.
A investigação, intitulada "Exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro", avaliou 513 alunos do 4.º ano (entre os 8 e 11 anos de idade) do concelho de Braga no ano letivo 2010/11, através de questionários de autopreenchimento. O estudo venceu há dias os prémios de "Melhor Poster" no VIII Congresso Português da Associação Europeia de Médicos Tabaco ou Saúde, em Coimbra, e de segundo "Melhor Poster" no I Congresso de Educação para a Saúde, em Viseu.
“Os resultados mostram que se justifica uma intervenção preventiva eficaz que deve ser uma prioridade de educação para a saúde da escola e dos profissionais de saúde”, sublinha Precioso. “É fundamental que os pais protejam a saúde dos filhos. Os pediatras devem aconselhar os pais a não fumarem em casa. Os professores, no âmbito do programa Domicílios 100% Livres de Fumo, estão já a ensinar as crianças a protegerem-se desta agressão”.
O trabalho distinguido é da autoria de Ana Carolina Araújo, José Precioso, José Machado, Henedina Antunes (todos da UMinho), Catarina Samorinha (Universidade do Porto), José Manuel Calheiros, Sofia Belo Ravara, Paulo Vitória (os três da Universidade da Beira Interior), Elisardo Becoña (Universidade de Santiago de Compostela), Jorge Bonito (Universidade de Évora), Manuel Rosas (Administração Regional de Saúde do Norte, Câmara Municipal de Viana do Castelo) e Manuel Macedo (Hospital de Braga).
Fonte: maisactual.pt, em 28-11-2011

Sem comentários: