quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Assembleia Municipal de aprovou um voto de pesar pelo falecimento de António Marques, ex-presidente da Junta de Freguesia da Ribeira

Hoje, foi publicada no jornal “Correio do Minho” a notícia “Terras de Bouro: TDT não chega a todo o concelho”. Desta publicação destacamos a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento de António Marques, ex-presidente da Junta de Freguesia da Ribeira e pai do actual autarca da freguesia, respeitando-se um minuto de silêncio em sua memória, como forma pública de elogiar um “autarca terrabourense dedicado e um homem que serviu a comunidade de Terras de Bouro durante muitos anos”.
Felicitamos a nossa Assembleia Municipal por este reconhecimento e elogiamos, também, todo o trabalho feito por este e por todos os nossos autarcas em prol da nossa comunidade.
A Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sua quinta e última sessão ordinária de 2011 que define e introduz aquilo que será a vida do Município para o próximo ano, em termos de orçamento sujeito aos apertados constrangimentos impostos pela “troika”.
Na ordem de trabalhos, além da apresentação usual da actividade das divisões do Município, foram aprovadas por unanimidade as propostas relativas aos valores para 2012 do IMI (0,6%-0,3%), Taxa do IRS (5%), Derrama (1,2%-0,05%), Taxa Municipal de Direitos de Passagem (0,25%), Regulamento do Cemitério de Moimenta-a-Nova e uma proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade que será concedido através de um “cheque-farmácia”.
O Plano e Orçamento para 2012, com um valor real de 11.930,762 euros, foram aprovados por maioria, com a abstenção da bancada social-democrata e o voto contra do deputado afecto ao partido comunista português.
A sessão começou com esclarecimento sobre a difusão da TDT - Televisão Digital Terrestre — que afecta a vida das pessoas, pois a maior parte do território de Terras de Bouro não será abrangido, ficando assim os habitantes “obrigados” a instalar antenas de satélite ou a subscrever serviços de assinatura para ter acesso à nova forma de recepção e dos canais televisivos.
Foi criada uma Comissão de Acompanhamento ao processo de fusão administrativa das freguesias, (com três elementos do PS, três do PSD e catorze presidentes de junta do Vale do Homem), presidida pelo primeiro secretário da Mesa, Avelino Soares, com a responsabilidade de redigir uma tomada de posição e fazê-la chegar às estâncias competentes dando-lhes conta do descontentamento que pode surgir com a TDT em Terras de Bouro, se entretanto, não forem dadas as mesmas condições da maior parte do território.
O presidente da câmara apresentou, a proposta para aquisição da parcela de terreno no Gerês, no valor de 300.000 euros e de dois pisos do parque de estacionamento subterrâneo da mesma vila à empresa ACF, no valor de 970.000 euros e um projecto de passadiço aéreo na avenida principal da Vila do Gerês, para votação futura.
Foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de António Marques, ex-presidente da Junta de Freguesia da Ribeira e pai do actual autarca da freguesia, respeitando-se um minuto de silêncio em sua memória, como forma pública de elogiar um “autarca terrabourense dedicado e um homem que serviu a comunidade de Terras de Bouro durante muitos anos”.
Fonte: Correio do Minho, em 1-12-2011

Sem comentários: