quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Assunção Cristas pede uma árvore plantada por cada português

A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, lançou esta quarta-feira a ideia «Vamos plantar Portugal», estimulando a ideia de que cada português plante uma árvore.
A ministra falou no desafio de visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Terras de Bouro, onde oficializou a fusão entre o Instituto para a Conservação da Natureza e a Autoridade Florestal Nacional, agora o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
«Vamos trabalhar para que seja possível, na altura em que é mais conveniente, montar uma grande acção assente no voluntariado para plantar ou semear Portugal. Se por cada português conseguirmos ter mais uma árvore, o nosso PIB aumenta, a nossa riqueza aumenta, a nossa contribuição para a diminuição das alterações climáticas aumenta, porque a floresta é um grande pulmão de sequestro de carbono», afirmou.
Assunção Cristas lembrou que hoje Portugal importa, por ano, 200 milhões de euros de matéria-prima para a indústria da madeira, números elevados para um país 63 por cento coberto por floresta.
Este ano, no Gerês, foram plantadas cerca de 20 mil novas árvores, quando o objectivo fixado inicialmente seria uma árvore por cada um dos 10 mil habitantes do Parque.
Fonte: A BOLA.PT, em 14-12-2011

Sem comentários: