terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Biogerês: I feira do cabrito e do porco das Terras do Gerês

Realizou-se no fim-de-semana de 9 a 11 de Dezembro a edição da “Biogerês: primeira feira do cabrito e do porco das Terras do Gerês”. Os fundos do Pavilhão Gimnodesportivo da Vila de Terras de Bouro foram o local escolhido para receber este evento que resultou duma parceria entre a Associação de Produtores Biológicos de Terras de Bouro (APBTB) e a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA). Esta feira contou com o financiamento do Eixo 2 do PRODER e com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Junta de Freguesia de Moimenta.
Talho do Manel, Pensão Rio Homem, Cá na Terra – Cândida Antunes, Cais Novo – Pastelaria, Libânia – Broa de Milho Tradicional, Urbanu´s Tradicional, Queijo Serra do Gerês, Calcedónia Fundação/Seixos Brancos foram os stand’s do nosso concelho que se fizeram representar neste certame. Para além dos stand’s da APBTB e da ATACHA, destacamos, ainda, a presença da Artesania, de Júlio Lírio, das Bifanas à Moda do Porto, do Alvarinho Cota da Moura, de Fão Doce, da Ginginha de Óbidos, da Rosinha dos Enchidos e dos Enchidos de Lamego.
Para além da promoção do cabrito e do porco, também se promoveram outros produtos produzidos no nosso concelho, nomeadamente a broa de milho, plantas aromáticas, compotas, mel, queijo, fumeiro, entre outros.

A matança tradicional do porco e o almoço da matança com sarrabulho, que juntou mais de meia centena de participantes, a corrida de carrinhos de rolamentos, o concurso de vinhos, a actuação do Rancho Folclórico da Balança e da Tuna da Escola Superior de Agricultura de Ponte de Lima foram alguns dos destaques desta feira.
De acordo com a organização, a “I Feira do Cabrito e do Porco das Terras do Gerês” foi um sucesso, principalmente durante a tarde de Domingo. “Os cabritos esgotaram no início da tarde de Domingo e a generalidade dos expositores estava agradada com a afluência do público que foi muito considerável”. A prová-lo está a comercialização de 43 carcaças de cabrito e de 3 porcos produzidos no nosso concelho.
Felicitamos a Associação de Produtores Biológicos de Terras de Bouro e aguardamos pela segunda Biogerês que será, certamente, muito melhor conseguida do que a primeira.
Fonte: Geresão (José Guimarães Antunes), em 20-12-2011

Sem comentários: