quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Jorginho, treinador do Núcleo Rio Homem, em entrevista ao Desportivo Vale do Homem

“Aceitei o desafio por se tratar de um clube da minha terra”
Armindo Jorge Lima e Silva, conhecido no mundo do futebol por Jorginho, é o novo treinador da equipa de Futsal do Núcleo Rio Homem. Jorginho, que na época 2010/11 treinou a equipa de Futsal de Iniciados do Grupo Cultural Desportivo decidiu aceitar por se tratar de um clube da terra dos seus pais.
Desportivo Vale do Homem - Considera que estão reunidas todas as condições para fazer um bom trabalho na sua nova equipa?
Jorginho - Há de facto um excelente ambiente no balneário, muita coesão e uma grande amizade entre os jogadores. Fui muito bem recebido por toda a equipa e pela direcção do clube. Alguns dos jogadores já eram meus amigos de infância, outros colegas em torneios de futebol e futsal concelhio.
- Como surgiu o convite para treinar o Núcleo Rio Homem?
Foi o meu amigo e ex-director desportivo do Grupo Desportivo de Rio Caldo, Carlos Grilo, que me indicou ao presidente do clube. Depois de uma conversa com os responsáveis do clube e de me ter informado sobre o valor do plantel e das suas principais dificuldades decidi aceitar este desafio por se tratar de um clube da terra dos meus pais, que é a minha terra também.
- Para si é um novo desafio. Como pensa vencê-lo?
É um novo desafio e o primeiro à frente de um plantel sénior. Espero vencê-lo com o meu trabalho, o trabalho dos meus jogadores e com a ajuda da direcção e o apoio dos sócios. O mais importante é a equipa demonstrar que pode fazer mais e melhor. Quando o campeonato terminar, devemos estar todos de consciência tranquila porque demos o nosso melhor, independentemente da classificação e dos resultados.
- Estreou-se com uma vitória. Outras se seguirão. Que jogos acha que o Núcleo tem obrigação de vencer?
Esta primeira vitória ainda teve pouco do trabalho desenvolvido por mim. Foi muito mérito dos meus jogadores. A minha grande preocupação foi apenas que a equipa defendesse muito bem, devido ao resultado na jornada anterior e isso veio a verificar-se, uma vez que só sofremos um golo.
"Obrigação de vencer", acho que é uma expressão muito forte. Temos é sim de dar o nosso melhor jogo a jogo e dignificar o símbolo do clube porque todos os jogos são para vencer.
- O “calcanhar de Aquiles desta equipa” é a finalização. De que forma pretende melhorar?
Vamos combater esta dificuldade através de muito trabalho e exercícios de finalização variados, pois o que falta a esta equipa é confiança no derradeiro momento de atirar à baliza.
- Para além da finalização, há outros aspectos a melhorar?
Temos de melhorar a defesa, pois uma equipa que já está no seu segundo ano em competição não pode sofrer goleadas como as que já sofreu esta época. Mas passado é passado e o presente e o futuro serão recheados de muito trabalho, êxitos e muitas alegrias para todos.
- Que avaliação faz do plantel? É suficiente?
O plantel é curto, pois o futsal exige um desgaste físico muito grande e o facto de não poder fazer muitas substituições, para descansar os jogadores, prejudica o jogo que esta equipa pode vir a desenvolver. Mas é com estes jogadores que eu conto no presente e sei que através do nosso trabalho conjunto podemos fazer coisas bonitas no futuro.
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes), em 22-12-2011

Sem comentários: