sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comissão da reorganização administrativa das freguesias reúne, mas não encontra consenso

Realizou-se, ontem, a última reunião da comissão da reorganização administrativa das freguesias.
Tal como seria espectável, não foi possível chegar a um consenso, tanto mais que nem todos os presidentes de junta estiveram presentes, quanto à elaboração de um novo mapa, seguindo os critérios do livro verde.
Assim, apenas Chamoim e Vilar - num processo exemplar, em que consultaram as suas populações - chegaram a um entendimento. A ser aceite esta junção irá alterar o mapa inicial, dado que Chamoim estava associada ao Monte e Vilar a Gondoriz.
No entanto houve novas informações sobre o modo como, futuramente, as verbas do estado serão transferidas para as freguesias, que poderão prejudicar, em algumas situações, as freguesias que se agreguem, o que fez com que, compreensivelmente, todas as freguesias com mais de 300 eleitores não mostrassem vontade em se agregarem com outras com menos habitantes.
O certo é que há 7 freguesias com menos de 300 habitantes e, segundo a proposta do livro verde, tal não poderá continuar.
Resta saber se, por falta de um acordo, não irá ser definido um mapa pelo poder central, e se esse mapa não será complemente desajustado. A ver vamos...
Fonte: Grupo Facebook (António Cunha), em 13-01-2012

Sem comentários: