quinta-feira, 15 de março de 2012

Operações da GNR sob contestação

“Acho impressionante como se pode dar prioridade ao trânsito e à constante e minuciosa fiscalização dos condutores em plenos centros cívicos, quando todos os dias lemos notícias de homens baleados, assaltos a ourives e furtos a residências”. São observações como esta que terão motivado uma reunião no comando distrital de Braga da GNR, na manhã desta quarta-feira, em que terão participado os presidentes ou responsáveis das câmaras municipais de Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, concelhos abrangidos pelo posto territorial da Póvoa.
Nos últimos tempos, na região do Vale do Homem – nomeadamente nos concelhos de Amares e Terras de Bouro – tem-se assistido a um aumento considerável das operações de fiscalização de trânsito, vulgarmente conhecidas por ‘Operações Stop’. O problema maior é o aparato invulgar com que estas ações decorrem em plena luz do dia, e que terão começado já a prejudicar o comércio local, nos centros das vilas sede de concelho.
É ideia praticamente generalizada que estas operações constituem “uma verdadeira caça à multa”, para “encher os cofres”, e um “ataque às populações”, num tempo de crise que “impunha a utilização do bom senso e de alguma contenção” – conforme observou fonte de uma das autarquias envolvidas.
Por outro lado, as populações manifestam preocupação pelo aumento da criminalidade da região e por verem que as forças de segurança “estão mais preocupadas com o trânsito e os consumidores que andam na rua”.
Recentemente, o final do almoço do primeiro dia do Festival das Papas de Sarrabulho, em Amares, ficou marcado por uma presença maciça das forças de segurança da GNR à saída do certame. Esse facto chegou mesmo a ser abordado em reunião de câmara, tal foi o descontentamento que se gerou. “Respeitamos o trabalho da Guarda Nacional Republicana, mas confesso que achei a situação pouco normal. Nunca pensei que tal fosse acontecer. Houve muita gente a demonstrar grande descontentamento pela situação. Existe um pedido de audiência de vários presidentes de Câmara ao Comandante de Grupo”, confirmou fonte da autarquia amarense, na altura.
A reunião no comando distrital da GNR foi agendada na sequência desta prática ao longo das últimas semanas, por todos os concelhos de abrangência do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso.
Em Terras de Bouro, por exemplo, nas freguesias de S. João do Campo e Covide, até os peões terão sido alegadamente alvos de multas por não respeitarem o código de circulação na via pública. A estes casos, acrescem-se, ainda, alguns de fiscalização de obras em vias municipais.
Perante esta nova realidade, alguns autarcas locais não têm dúvidas em afirmar que “as populações estão cheias de medo”.
Fonte: Terras do Homem, em 15-03-2012

Sem comentários: