quinta-feira, 29 de março de 2012

Seminário avalia lacunas do futebol de formação na região

No Vale do Homem, existe pouco aproveitamento, por parte dos clubes da região, dos jogadores sub-19, devido às “lacunas existentes na formação dos jovens jogadores, atirando-se indiretamente a responsabilidade à metodologia de ensino do treino do futebol infantojuvenil, levadas a cabo pelos treinadores” dessas camadas jovens.
Esta é apenas uma das conclusões resultantes da ‘Monografia sobre integração de jogadores juniores no futebol sénior da região do Vale do Homem’ realizada pelo treinador de sub-15 do FC Amares, José Pedro, que será apresentado no seminário de futebol ‘Metodologia de Ensino e Aprendizagem no treino de futebol Infantojuvenil’, que se realizará no auditório da Câmara Municipal de Amares, no próximo dia 20 de abril, pelas 21h00.
Este estudo encontra-se, ainda, em estado de recolha de dados e observação ‘in loco’ das sessões de treino. “Entretanto surgiu-me a ideia de, após identificar e estudar a forma como se ensina as crianças e jovens da nossa região, lançar um seminário onde fosse possível apresentar o estado do futebol de formação no contexto dos métodos de ensino e aprendizagem no treino e, a partir daqui, escutar o que pessoas como o professor Agostinho Oliveira, o mestre Carlos Mangas e a Associação de Futebol de Braga têm a dizer sobre estas matérias”, contextualizou o jovem técnico.
É esperada a presença de cerca de 100 a 120 treinadores de futebol da região, que fundamentalmente se dedicam ao futebol de formação.
A realização deste seminário resulta de uma “paixão sincera, pura e humilde” à área, revestida de “sede de aprender e crescer para melhor e, enquanto treinador, poder implementar a melhor metodologia de ensino possível às crianças e jovens da nossa região”. “Espero que este evento seja o primeiro de muitos que surjam na nossa região, pois enquanto fonte viva desta região, tudo farei para promover este tipo de intercâmbio de conhecimentos na área do futebol infantojuvenil, sempre em prol das crianças e jovens”, culminou José Pedro.
Fonte: Terras do Homem, em 29-03-2012

Sem comentários: