segunda-feira, 19 de março de 2012

Terras de Bouro dedica semana ao Ambiente

Durante esta semana, o Município de Terras de Bouro, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, a Gerês Viver Turismo, a Associação Mãos à Obra Portugal e o Movimento Terra Queimada, têm planeadas várias atividades que visam promover a floresta e o ambiente no concelho.No dia 21 de março, será assinalado o Dia Mundial da Floresta numa iniciativa que conta com a colaboração dos alunos dos jardins de infância do concelho. Neste dia irão ser plantados centenas de carvalhos no viveiro que o Município entretanto criou num terreno camarário.
No dia 24 de março terá lugar o Limpar Portugal 2012. Em parceria com a AMO Portugal, várias associações locais, grupos de escuteiros e outros voluntários, serão efetuadas várias ações de limpeza por todo o concelho, com o objetivo de erradicar o lixo que se acumula por vários locais.
Neste mesmo dia, terá início o projeto de sementeira da Serra Amarela através das bolas “nendo dengo”. Trata-se de um projeto pioneiro que visa a reflorestação através de uma técnica inovadora, utilizando bolas de argila que incluem várias sementes autóctones, entretanto recolhidas para o efeito.
Serão dois dias dedicados à reflorestação da floresta, desenvolvendo-se várias atividades paralelas, entre as quais destacamos a apresentação do Projeto “Operação Bolota” pelo Movimento Terra Queimada, apresentação que decorrerá pelas 21h00 de dia 24 de março no Museu de Vilarinho da Furna, bem como uma palestra, no mesmo local, com a presença do engenheiro João Carvalho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro subordinada ao tema “Os Carvalhos em Portugal”.
Fonte: Município de Terras de Bouro

Sem comentários: