segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eurodeputado explica papel dos cidadãos no contexto da globalização

O papel dos cidadãos no fenómeno da globalização esteve em destaque na sessão promovida, na noite de sexta-feira, pelo Rotary Club de Vila Verde com o eurodeputado José Manuel Fernandes, para falar da crise atual, da situação de Portugal e da estratégia Europa 2020. “Cada um de nós tem de fazer o seu trabalho e é fundamental que tenha consciência do que pode e está a fazer”, sublinhou José Manuel Fernandes, depois de ter contextualizado a crise portuguesa e europeia e avançado com a explicação da estratégia da União Europeia para um crescimento mais inteligente, sustentado e inclusivo, ao longo da próxima década.
Perante os rotários vilaverdenses, autarcas e jovens presentes, o eurodeputado alertou que, há muito a fazer para interiorizar o significado e o impacto do fenómeno da globalização, apesar de ser tão falado. “Continuamos a achar que o acontece do outro lado do mundo, na China, nos EUA, ou na Espanha, pouco ou nada tem a ver connosco, mas a verdade é que estamos numa interligação permanente e cada vez mais intensa”, explicou.
Nesse enquadramento, salientou o contributo que cada um de nós, nos seus comportamentos e no seu modo de vida diária, pode dar para a evolução do mundo global, e na resposta aos grandes desafios do futuro, como o crescimento demográfico e o envelhecimento da população, a escassez de matérias primas e as alterações climáticas.
Seja ao nível da eficiência energética ou do aproveitamento dos resíduos e das matérias-primas, seja a poupar energia em casa, a separar e evitar resíduos, a andar na rua ou no consumo de combustíveis, cada cidadão tem um papel importante a cumprir.
Relativamente à atual situação de Portugal, José Manuel Fernandes alertou ainda para a dimensão da dívida privada portuguesa, que é o dobro da do Estado, agravando a situação financeira do país, mesmo relativamente a outros estados-membros com ratio de dívida pública superior à portuguesa. O chamou ainda a atenção para o fenómeno do desemprego e da necessidade de promoção da capacidade de empreendedorismo dos jovens e da criação de novos empregos.
Naquela que foi a 36ª reunião do ano rotário, os membros do Rotary Club de Vila Verde, presidido pelo empresário José Teixeira, agradeceram a mensagem de confiança e esperança no futuro e a explicação sobre o funcionamento da União Europeia.
Fonte: Terras do Homem, em 16-04-2012

Sem comentários: