segunda-feira, 30 de abril de 2012

José Manuel Fernandes contra taxas para caminhantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O eurodeputado José Manuel Fernandes manifestou-se contra a introdução de taxas para caminhantes no Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras áreas de paisagem protegida. Numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca sobre a defesa da floresta e da biodiversidade, o eurodeputado salientou a importância do envolvimento das populações com o meio ambiente. “É inaceitável que o Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras paisagens protegidas sejam apenas para elites”, sublinhou José Manuel Fernandes, considerando “uma aberração” a taxação de grupos de caminhantes em 152 euros, com a agravante de terem de solicitar autorização com 40 dias úteis de antecedência.

“Para cúmulo”, andar de carro no Gerês pode custar apenas 1,5 euros, isto apenas nos meses de Junho a Setembro e na Mata da Albergaria. “Como se andar a pé fosse mais poluente e ameaçador para a biodiversidade do que um automóvel”, protestou o eurodeputado. 
Numa intervenção sobre ‘A Sustentabilidade da Floresta’ – que teve lugar na EB 2,3 Diogo Bernardes –, José Manuel Fernandes destacou a importância da floresta em termos de impacto ambiental e redução de carbono, promoção da biodiversidade, qualidade de vida e também a nível económico.
“Em Portugal, a floresta representa 3,1% do PIB e é o terceiro sector mais exportador, à frente dos têxteis”, destacou o eurodeputado, que tem agendada para o próximo Verão a realização da Festa da Europa na Vila do Gerês. 
Fonte: Terras do Homem, em 30-04-2012

Sem comentários: