quinta-feira, 31 de maio de 2012

Agrupamento de Palmeira na Braga Romana

Nos últimos dias muito se tem escrito sobre a nona edição da Braga Romana - Reviver Bracara Augusta - que decorreu de 23 a 27 de maio.
Com mais de 400 figurantes, este foi o sexto ano consecutivo da participação do Agrupamento de Escolas de Palmeira nesta verdadeira viagem ao tempo dos romanos.
A unidade educativa EB1/JI Bracara Augusta trajou 140 romanos. Mas tal só foi possível graças ao dinamismo da coordenadora de estabelecimento que conseguiu patrocínio para os panos e os tecidos. Com a prata da casa e com recurso a uma costureira todos estavam no desfile devidamente vestidos: as crianças do pré-escolar, os alunos do 1.º ciclo e os professores.
A Escola EB 2,3 de Palmeira, conjuntamente com o ATL da Associação de Pais, participou neste evento com a presença de 270 alunos, 30 deles do ATL. Na escola sede, tudo foi coordenado pelos professores de Educação Visual e Tecnológica que trabalharam um projeto em parceria com o ATL da Associação de Pais.
A participação na Braga Romana começou a ser preparada logo no início do ano letivo. Em setembro, os coordenadores planificaram o trabalho a ser desenvolvido, escolhendo nomeadamente as turmas que participaiam no evento. Tudo foi pensado ao mais pequeno pormenor. Até a congelação dos marmelos para fazer a marmelada que foi comercializada na feira romana!
Para se reviver Bracara Augusta e, em particular, o quotidiano romano, os professores Susana Leite e Viriato Silva procuraram levar uma amostra de legionários, escravos e patrícios. Os professores representavam o senado.
Do cortejo realizado no dia 23, onde desfilaram mais de 400 figurantes do nosso agrupamento, quero destacar a coreografia das meninas gladiadoras do 6.º E e F e 5.ºD feita em articulação com a Educação Musical, os seus fatos construídos com câmaras de ar, os escudos feitos com pratos de bolos pintados e as espadas. Também os soldados romanos do 5.ºE e 6.ªF com traje produzido com cartão e couros, nas aulas de EVT.
Destaco, ainda, o imperador que, em cima da sua quadriga, foi distinto ao longo de todo o cortejo. Também a liteira que fez muito sucesso, principalmente, no seio dos turistas brasileiros e espanhóis. Tudo feito na nossa escola e com muita carolice!
No âmbito da Capital Europeia da Cultura, estabelecemos um protocolo com a equipa Espiral o que possibilitou ministrar aulas de dança a alunos e veio a culminar com a apresentação pública, no dia 26, na Praça do Município.
Da participação do nosso agrupamento destaco, ainda, o «Debate dos Deuses» (adaptado dos «Lusíadas» pelas professoras Adelaide Graça e Susana Leite), as danças romanas apresentadas pelos alunos e o mercado romano com a venda de produtos de fabrico caseiro. O regulamento enviado pela Câmara Municipal de Braga foi integralmente respeitado e a Escola EB 2,3 de Palmeira apenas comercializou produtos alimentares e materiais permitidos tais como: azeite, mel, compotas, marmelada, licores, bolachas, jogos de cerâmica, entre outros.
Felicitamos os nossos professores de EVT por serem muito rigorosos no traje e nas sandálias que foram fabricadas por um sapateiro artesão de Vila Verde.
A professora Susana Leite fez um balanço muito positivo da participação do nosso agrupamento na Braga Romana. “Envolvemos a comunidade educativa. Para além de promovermos a interdisciplinaridade nomeadamente com o Português, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica, houve partilha e solidariedade entre os alunos e as turmas do 2.º ciclo.
A participação dos professores, o envolvimento dos alunos do curso EFA e da Educação Especial, que produziu na estufa as ervas aromáticas vendidas na feira romana, deixam-me muito satisfeita. Conseguimos envolver toda a escola e, por isso, atingimos os nossos objetivos” sublinha a docente.
No final da Braga Romana, a senhora vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Dra. Ilda Carneiro, agradeceu, elogiou e incentivou o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Palmeira. Para alguns alunos, esta foi a melhor semana das suas vidas. E isso enche-nos de orgulho e de satisfação.
Agradeço a participação de todos e um grande bem-haja aos professores Viriato Silva e Susana Leite.
Fonte: Correio do Minho, em 31-05-2012 (José Guimarães Antunes)

Sem comentários: