quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em Terras de Bouro, as novas freguesias terão de ser propostas até ao final do Verão

Está em contagem decrescente o prazo para os municípios apresentarem as suas propostas de reorganização das freguesias. A lei sobre a reforma administrativa foi publicada em Diário da República e faltam agora menos de 90 dias para cada concelho apresentar uma proposta, sob pena de a reorganização ser imposta por uma comissão que congrega representantes do governo e da Assembleia da República, a par de outras instituições. Entre os autarcas do Vale do Homem há quem defenda soluções que passam por agregações mais minimalistas e outros que entendem que o ideal seria avançar para soluções mais ousadas, “a pensar no futuro”. Num aspeto todos parecem estar de acordo, os presidentes das Juntas de Freguesia deverão chegar a um entendimento nas reuniões extraordinárias preparadas para o efeito.
(…)
Terras de Bouro pronto para "tudo"
Em Terras de Bouro, os responsáveis municipais admitem todos os cenários quanto à posição tomar em sede de Assembleia Municipal, órgão responsável pela apresentação final do documento que responderá à lei da reforma administrativa. Até mesmo a ausência de qualquer resposta, o que também dependerá das posições que venham a tomar outros municípios. Tudo vai depender das posições das freguesias.
Como concelho marcadamente rural e sem qualquer freguesia ou lugar considerado urbano, Terras de Bouro estará obrigado a reduzir um terço do número de freguesias, começando por eliminar as que têm menos de 150 habitantes, como Brufe, Monte Santa Isabel e Vilar. Com mais de 500 habitantes só se safam Vilar da Veiga, Valdosende, Rio Caldo e Moimenta. Pela lei, Terras de Bouro deverá reduzir em, pelo menos, 25% o número global de freguesias, que atualmente são 17.
Fonte: Terras do Homem, em 6-06-2012

Sem comentários: