segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gerês: Marinho Pinto com fortes críticas à atuação do Ministério da Justiça


O Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, esteve este sábado no Gerês a convite da Delegação de Vila Verde do organismo que dirige, para se pronunciar sobre temas como o apoio judiciário ou a anunciada proposta para o Novo Mapa Judiciário. Não abdicando do seu estilo contestatário, começou por realçar a existência de dois tipos de advocacia. Por um lado, a advocacia do cidadão comum e, por outro, a advocacia dos corredores do poder, dos lobis, dos grupos económicos que beneficia as grandes sociedades de advogados.
Na sua intervenção, mencionou o "ataque" aos advogados com a auditoria ao apoio judiciário. Referiu estranhar que o Ministério da Justiça não tenha efetuado uma auditoria à ação executiva e à Câmara dos Solicitadores. A este propósito referiu que a Ministra da Justiça "preferiu aliar-se a um conjunto de atores que deram um prejuízo enorme aos credores nas ações executivas".
No âmbito da discussão da proposta do Novo Mapa Judiciário, Marinho Pinto desafiou os advogados a "unirem-se aos autarcas para fazerem frente a leis próprias da ditadura" como esta que, se for aprovada, "impedirá o acesso dos cidadãos ao direito e aos tribunais".
Fonte: Terras do Homem, em 11-06-2012
 

Sem comentários: