segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saúde de Caldelas na Assembleia da República

Na sequência da manifestação realizada no dia 15 de fevereiro pelo Centro de Saúde de Caldelas, e da petição efetuada nessa concentração, o grupo representante dos signatários teve oportunidade de apresentar o seu ponto de vista em plena Assembleia da República, sob o olhar atento dos deputados João lobo (PSD) e Agostinho Lopes (PCP). Carlos Alberto Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Pedro Soares, Domingos Cunha, Elsa Costa e Luis Carvalho apresentaram, na comissão parlamentar instaurada para o efeito, a sua fundamentação base para a manutenção do Centro de Saúde.
Vários aspectos de sustentação foram expostos, nomeadamente a possibilidade de reabilitação de um novo espaço; a construção, se necessário, de uma rampa de acesso no local antigo; o fator de agregação no contexto da reforma administrativa; o grande afluxo de pessoas no Verão, de aquistas e emigrantes; a relação económica do Centro de Saúde com a localidade; a inexistência de transportes públicos; o perfile da população, que, como se sabe, é de baixo recursos e envelhecida.
Após os esclarecimentos, o deputado Agostinho Lopes (PCP) focou os problemas existentes na região, particularizando os casos conhecidos de Terras de Bouro, de Caldelas e de Bouro Santa Marta. Por seu turno, João Lobo reconheceu o problema, justificou de uma forma clara as particularidades de Caldelas.
"Ambos os deputados estão perfeitamente empenhados e solidários com o nosso problema, e neles encontramos um apoio incondicional para esta tarefa que se mostra de difícil resolução. A relatora, por ser simultaneamente deputada e presidente de uma Junta de Freguesia identificou-se com as nossas preocupações. Na sua primeira abordagem, reconheceu o problema, identificando-se com a situação e apresentando-nos as diligências futuras que iriam ser tomadas pela comissão de acompanhamento", refere o grupo representanta dos signatários.
Fonte: Terras do Homem, em 25-06-2012

Sem comentários: