segunda-feira, 4 de junho de 2012

Terras de Bouro: Concertinas «deram» festa

As concertinas vieram de dentro e de fora do concelho e os tocadores, ontem, deram um gran- de espectáculo de música popular no centro da vila de Terras de Bouro. Para o autarca, Joaquim Cracel, e para os participantes na festa, “é importante manter e preservar as nossas tradições, deixando esse legado para as gerações mais novas”.
O dia de ontem foi de muitos encontros de concertinas em vários pontos da região minhota, mas os tocadores, que actuaram este domingo por aquelas bandas, teimam em dar continuidade a este encontro terrabourense, que vai já na décima edição e que juntou mais de 60 aficionados.
Apesar de tudo, José Manuel, que integra o Grupo de Concertinas de Terras de Bouro, diz que a associação precisa de mais tocadores, pois ficou desfalcada após a saída de alguns elementos.
“Temos que revitalizar o nosso grupo e continuar esta tradição muito apreciada por toda a gente”, disse, alertando para o facto de muitos tocadores estarem a abandonar as festas mais rurais, concentrando-se mais nos grandes centros.
Mas há sempre quem venha pela primeiríssima vez. É o caso de Luciano Machado, que veio da Póvoa de Lanhoso propositadamente para participar, juntando-se à festa popular.
É um dos exemplos de que nunca é tarde para se aprender. Com 62 anos contou que começou a aprender a tocar concertina há um ano e, agora, já é um verdadeiro ‘homem do palco’.
O autarca terrabourense, Joaquim Cracel, diz que “é um orgulho” ver esta tradição perdurar no tempo, por isso mesmo, “o município apoia sempre este tipo de iniciativas porque são uma forma de preservar os nossos usos e costumes antigos”.
As concertinas, essas, regressam ao palco de Terras de Bouro em Agosto, durante as festas do concelho.
Fonte: Correio do Minho, em 4-06-2012

Sem comentários: