domingo, 15 de julho de 2012

Fiéis veneraram S. Bentinho

Várias centenas de fiéis rumaram, ontem, mais uma vez, ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, uns para cumprir promessas, outros para agradecer as dádivas concedidas.
O novo templo ali construído, rodeado pelas montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês e pela Albufeira da Caniçada, encheu completamente para venerar aquele a quem apelidam de “São Bentinho” e que é conhecido, entre os fiéis e peregrinos, como o “advogado dos males sem cura”.
Esta romaria, que antecede à enchente que acontece no mês de Agosto - altura em que regressam muitos emigrantes e que não passam sem uma visita ao santuário - levou muitos fiéis, de novo, a procurar o santo.
D. Adelaide Alves tem 90 anos e veio de Guimarães. Apesar da idade avançada não deixou de vir cumprir a sua promessa, onde já vem há muitos e muitos anos.
“Gosto muito de vir aqui neste dia. Sinto-me muito bem”, disse, olhando enternecida para a família que a acompanhou. “O São Bentinho ajudou-me sempre que estive aflita. Nunca me faltou”.
A fé em São Bento foi repetida, também, por Ermelinda Rosa, natural de Rio Caldo.
“Ele (o santo) tem sido sempre o meu protector de toda a minha vida. Deu-me graças quando fui operada e com o seu auxílio ultrapassei as maiores dificuldades. Para mim o São Bentinho é tudo”.
Fonte: Correio do Minho, em 12-07-2012

Sem comentários: